3 passos para acelerar seus estudos de francês

Escrito por Cecília Souza, da ELOQUA Francês Online

 

Aprender uma língua estrangeira não acontece de um dia pro outro. É um trabalho árduo e longo. Alguns estão dispostos a fazer um curso de 5 anos de francês, frequentando aulas 2 vezes na semana, fazendo tarefa de casa quando sobra tempo. Mas a maioria, especialmente quem quer imigrar, tem pouco tempo, além de outros gastos que pesam no orçamento. Por isso, o ideal é que você comece com antecedência e na hora em que você começar a estudar, mergulhe o máximo possível rapidamente. Não faça pausas. Dominar a língua é um pilar essencial no projeto de imigração e não deve ser encarado como algo secundário. É importante passar muito tempo em contato com a língua, numa imersão. Sendo assim, será que é possível acelerar o aprendizado do francês ainda estando no Brasil? A resposta curta é: sim! A resposta longa, te damos nesse texto te contando como fazer isso.

21951596_267486680428418_1104974489_o

  1. O primeira passo é o mais fácil. Use todo e qualquer botão que te permita mudar a língua de um aparelho, site, aplicativo, etc. Coloque as suas redes sociais em francês. São sites de fácil uso e que você acessa com frequência. Tenho certeza que mesmo com o Facebook todo em francês você ainda será capaz de curtir nossa página ou compartilhar esse texto. Não deixe também de completar seu perfil, tentar responder às perguntinhas fofas do Facebook, curtir páginas relacionadas ao estudo do francês e sobre qualquer outra coisa que te interesse em francês, como páginas de receitas culinárias, blogs de viagem, futebol. Muita coisa do que você faz normalmente na Internet hoje pode ser feita em francês.

 

  1. Em seguida, use as ferramentas certas do jeito certo. Além das redes sociais, na Internet você vai achar gratuitamente muito material de qualidade. Salva esses links nos favoritos pra não correr o risco de perder, porque eles vão virar seus melhores amigos nessa jornada.
    • Dê seus primeiros passos na língua francesa através do primeiro módulo disponibilizado pela Eloqua. São 8 aulas com explicações em vídeos voltados pra brasileiros, focados na língua em contexto, sem negligenciar a gramática, com dicas de pronúncia, exercícios escritos, áudios, imagens. Uma excelente maneira de dar os primeiros passos de maneira sólida e efetiva.

  • Não use o google tradutor pra traduzir frases, mas, sim, como dicionário pra procurar palavras e para ouvir a pronúncia. Há ainda o Reverso e o Sensagent. Intermediários podem sair um pouco da zona de conforto e tentar dicionários unicamente em francês, como o Larousse e o Linternaute. Vocês ficarão surpresos com o quanto já podem entender.
  • Varie o tipo de material, mas priorize ouvir pra aperfeiçoar em especial a fala e ler pra desenvolver a escrita. Use podcasts, músicas, audiobooks, filmes, tedtalks, livros, artigos de jornais, grupos no whatsapp e abuse das repetições. Reveja várias vezes o que mais gostar. Você pode se aprofundar nas técnicas de estudo com filmes ou podcasts.
  1. Apaixone-se. Explore o que você gosta e faça em francês. Estudar francês pode virar seu lazer preferido. Aproveite também pra rentabilizar o tempo que passa no transporte, o horário de almoço, o momento de relaxar à noite depois do trabalho. Tente ter um contato diário. Não espere os planetas estarem alinhados e todas as circunstâncias perfeitas, pois isso não vai acontecer. Você vai estar sempre com muitas ocupações, com outros gastos, alguns com criança pra cuidar, mas muitos conseguem, por que não você?

Esses passos podem ser dados onde quer que você esteja e em qualquer estágio do aprendizado do francês. Combiná-los a aulas numa escola e/ou à ajuda de um professor qualificado acelera ainda mais o aprendizado. Imagina você chegar no Quebec podendo fazer compras, alugar um apartamento, inscrever as crianças na garderie e cuidar das infindas questões administrativas corriqueiras? É possível!

 

*********

Cecília obteve seu mestrado em didática do francês na França em 2011. Ensina o francês há 11 anos e há 4 anos fundou com Bernardo, seu marido, a Eloqua, uma escola de francês online que alia o melhor da sala de aula com as novas tecnologias.   [/fusion_text]

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp