Saiba como tirar sua carteira de motorista no Canadá

Mesmo com um transporte público excelente, tirar a carteira de motorista é fundamental, principalmente se você vai passar muito tempo na cidade. Como o aluguel de automóveis é muito barato, mesmo que você não tenha intenção de comprar um carro logo de cara, você pode alugar para fazer viagens por exemplo, ou até utilizar aluguéis por dia para fazer compras no supermercado ou percorrer distâncias mais longas. Dessa forma, a Hi Bonjour resolveu esclarecer algumas dúvidas sobre a utilização da sua carteira brasileira no Canadá e uma emissão de uma canadense.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira é aceita no Canadá por um curto período de tempo após sua chegada e com algumas restrições. As especificidades dessa regra variam entre as províncias, assim como o processo para obter sua carteira de motorista canadense. Por isso, é recomendado obter uma Permissão de Condução Internacional (IDP) ainda no Brasil, que terá uma tradução de sua licença para o francês e o inglês. Algumas províncias solicitam esse documento no processo de aplicação para a carteira de motorista canadense. Para isso, é só acessar o site do Detran de seu estado, pegar o requerimento, tirar uma cópia da sua carteira de motorista, pagar a taxa e ir ao Detran com os documentos. Se você já está no Canadá e não providenciou esse documento, é só ir ao consulado brasileiro mais perto.

Nesse link do governo canadense >http://www.cic.gc.ca/english/newcomers/after-transportation-driving.asp você encontra mais detalhes sobre o tema.

Ontario

Novos residentes podem dirigir com carteira de motorista estrangeira por 60 dias. Após esse prazo, é necessário ter uma licença da província. Residentes temporários, com study ou work permit podem solicitá-la. Para isso, você deve apresentar documento com foto e assinatura, como por exemplo, passaporte, documento de imigração ou confirmação de residência; e permissão para estudo ou trabalho.

Além da documentação, os requisitos para a solicitação são:
– Apresentar uma carteira de motorista válida (se não for em inglês ou francês, devem ser acompanhados de uma tradução escrita de um tradutor juramentado)
– Realizar um teste de visão, um de conhecimento escrito
e dois testes práticos, em um intervalo de 12 meses, para quem não tem CNH. Para quem já era habilitado no Brasil, apenas um teste prático.

Acesse o link https://www.ontario.ca/page/get-g-drivers-licence-new-drivers#section-2 para obter mais detalhes.

British Columbia

Depois de chegar em British Columbia, você tem até 90 dias para dar entrada no processo de solicitação da sua carteira de motorista. A sua CNH brasileira deve mostrar, pelo menos, dois anos de experiência como condutor de veículos e se o seu caso não for esse, sua permissão terá algumas restrições.  Caso você não tenha a sua Permissão Internacional de Condutor, você precisará obter uma tradução da sua carteira de motorista de um tradutor aprovado pela província antes de começar o processo.

Em B.C., você faz dois testes: um escrito e outro prático. Caso você tenha uma CNH brasileira com mais de dois anos de experiência, após essas duas etapas, caso aprovado, você recebe sua carteira de motorista canadense. Caso não tenha, você faz outro teste após dois anos (sem multas e/ou acidentes) e, então, recebe sua carteira definitiva.

Link com mais detalhes sobre o processo: http://www.icbc.com/driver-licensing/new-drivers/Pages/default.aspx

Quebec

Na província do Quebec, você pode dirigir com a sua CNH brasileira por um período de seis meses. Caso você não seja habilitado ainda, é preciso fazer um curso teórico e um treinamento prático de direção. Caso aprovado, você recebe uma carteira provisória que é válida apenas para dirigir acompanhado por um instrutor ou motorista já habilitado com a carteira definitiva. Após um prazo de 10 meses, você faz mais dois testes (teórico e prático) e se aprovado, pode dirigir sozinho. Se você já tem a CNH brasileira com, pelo menos, 1 ano de experiência, não precisa de aulas, apenas um teste teórico e outro prático.

Mais detalhes no site: https://saaq.gouv.qc.ca/en/

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp