Como abrir uma conta bancária no Canadá

Nem pense que é um bicho de sete cabeças, a burocracia passa longe na hora de abrir uma conta bancária no Canadá. No país, existem várias opções de bancos que oferecem planos diferentes para estudantes e recém-chegados, os chamados “newcomers”. As taxas bancárias são inferiores às dos bancos brasileiros (ufa!) e os documentos exigidos são bem básicos: passaporte, segundo documento de identidade, que pode ser a carteira de motorista brasileira, comprovante de residência canadense (não pode ser hotel e similares) e o visto válido (turista, studypermit ou workpermit).

Os principais bancos presentes no Canadá são o Canadá Trust, Scotiabank, Bank of Montreal, HSBC, CIBC e RBC Royal Bank. No entanto, alguns detalhes são importantes e devem ser levados em consideração na hora de escolha:

Taxas: alguns bancos cobram taxas para a abertura de contas e para outras transações elas variam.

Transações: cheque o limite de transações permitidas (saques, transferências, compras a débito, etc.) e o valor cobrado para realizá-las e para as transações excedentes.

Cartão de crédito: Para ter um cartão de crédito você precisa fazer um depósito que fica retido e esse valor varia entre os bancos. Para quem pretende imigrar esse é um ponto importante para comprovar histórico de crédito no futuro.

Conta conjunta: Nem todos os bancos oferecem a opção de conta conjunta, então se você acha que pode vir a precisar, lembre de checar se o banco oferece essa possibilidade.

Talão de cheques: Alguns bancos cobram taxas pela emissão de talão de cheques e esse valor varia entre eles.

Praticidade: Dê uma pesquisada na quantidade de agências e ATM’s perto da sua casa ou local de trabalho para que você tenha mais praticidade no dia a dia. Saques realizados em caixas que não são do seu banco ou ATM’s são cobradas taxas extras.

A maioria dos bancos disponibiliza aplicativos de celular para você acompanhar, praticamente em tempo real, a movimentação e as compras realizadas através dos seus cartões, realizar pagamentos e fazer transferências. Com essa rápida atualização dos cartões, você consegue acompanhar se você ainda tem limite e, se desejar, pode fazer pequenos pagamentos durante o mês para liberar o seu crédito e fazer novas compras.

Algo que faz muita diferença no sistema bancário canadense e é bastante utilizado por lá é o Interac e-Transfer, uma maneira prática e segura de fazer transferências entre contas bancárias através do e-mail da pessoa. A transferência pode ser realizada entre pessoas que podem ser do mesmo banco ou de bancos diferentes, desde que aceite esse sistema.

A Hi Bonjour tem parceria com gerentes de bancos brasileiros em várias agências e bancos espalhados pelo Canadá. Para mais informações, basta entrar em contato com a gente pelo contato@hibonjour.com.br. 😉

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp