Como Imigrar para o Canadá

Pensando em imigrar para o Canadá? Antes de tomar qualquer atitude é importante entender o seu perfil profissional, pessoal e da sua família para poder escolher o melhor programa e a melhor província para essa mudança de vida. O Canadá oferece um programa único, a nível federal, mas várias províncias possuem seu próprio processo de imigração mais voltado às necessidades locais e, por isso, com facilidades e peculiaridades diferentes do programa nacional.

A Hi Bonjour trabalha em parceria com agências de imigração especialistas e certificadas pelo Canadá para ajudar você a seguir o caminho mais rápido e seguro para a tão sonhada vida de imigrante.

Express Entry

CANADIAN EXPERIENCE CLASS (CEC)

Esse programa possibilita aos estudantes de Colleges e Universidades a chance de imigrar para o Canadá. Para cada 4 semestres ou mais de estudo profissional no país, o estudante recebe até 3 anos de Post-Grad Work Permit (licença de trabalho para estrangeiros). Com essa licença, e depois de, no mínimo, 1 ano trabalhando dentro da sua área de estudo e em uma profissão qualificada (NOC 0, A ou B), o estudante pode solicitar o visto de residente permanente através do Express Entry, dentro do programa Canadian Experience Class.

FEDERAL SKILLED WORKER

O Federal Skilled Worker é o mais tradicional e antigo programa de imigração do Canadá. Para se candidatar, são levados em consideração os seguintes pontos (dentre outros): educação, histórico profissional e nível de inglês. Dessa forma, profissões mais procuradas por empresas canadenses possuem uma pontuação maior. Aqueles que já possuírem oferta de trabalho chegam a dobrar a sua pontuação. Vale salientar que todos esses requisitos devem ser comprovados durante o processo com documentações oficiais e traduzidas para inglês ou francês (idiomas oficiais do país).

Mon Project Quebec

O Mon Projet Quebec é uma nova ferramenta, lançada no ano de 2016, para a província do Quebec selecionar profissionais qualificados para imigrar para a região, através da emissão do Certificat de Sélection du Québec (ou CSQ). Dentro da plataforma online (que fica aberta ao público de tempos em tempos), o usuário deve fazer seu cadastro com informações completas e verídicas sobre o seu perfil pessoal e profissional.Nessa plataforma, você também poderá realizar todos os pagamentos, anexar documentos e comprovantes e acompanhar cada passo do seu dossiê. A província, então, seleciona os candidatos com maior pontuação e com perfil que mais se enquadra às necessidades da província. Após recebido o CSQ, o profissional pode aplicar para o Processo de Imigração Federal, para então, receber o visto de Residente Permanente.

Programme de L'Expérience Québécoise (PEQ)

Em 2010 o Governo do Quebec criou o Programme de l’Expérience Québécoise para facilitar o processo de imigração de quem estudou ou trabalhou na província do Quebec. Por ser um tipo de aplicação prioritária, a finalização do processo é relativamente rápida, quando comparada com o tempo do processo regular. Após a conclusão dos estudos ou do tempo necessário de trabalho, o aplicante poderá solicitar o CSQ (Certificat de Sélection du Québec) e em segui fazer a aplicação para o processo federal. O PEQ é dividido em 2 categorias:

PEQ ESTUDO (GRADUATE)

É elegível para aplicar pelo PEQ Graduate quem fez um curso no Quebec nestas categorias abaixo. É preciso ter nível intermediário / avançado de francês. DEC (Diploma of College Studies) DEP de 1.800h (Diploma of Vocational Studies) DEP + ASP (Attestation de Spécialisation Professionnelle) Graduação Mestrado, Doutorado ou MBA

PEQ TRABALHO (SKILLED TEMPORARY FOREIGN WORKER)

A partir de Agosto de 2018 o governo do Quebec autorizou que cônjuges com visto de trabalho aberto (Open Work Permit) possam aplicar para o PEQ trabalho uma vez tenham completado 12 meses de trabalho full time. São aceitos trabalhos nas categorias de NOC 0, A, B, C e D.

PNP - Provincial Nominee Program

Os processos abaixo funcionam através do PNP, ou o Provincial Nominee Program, onde a província seleciona candidatos com maior aptidão para suprir as necessidades da região. Essas pessoas serão nomeadas pela província e convidadas a dar entrada no processo federal, através do Express Entry. Com a nomeação de uma província, o processo de emissão do visto de residente permanente é bem mais rápido e seguro.

PNP MANITOBA

Para participar do Provincial Nominee Program de Manitoba, é necessário investir em qualificação profissional. Depois de estudar no mínimo 2 semestres, a pessoa tem direito a um ano de Post-Grad Work Permit (licença de trabalho para estrangeiros). A partir daí, é só buscar um emprego full-time. A província solicita que o trabalhador esteja ativo no mercado de trabalho por pelo menos 6 meses em qualquer tipo de profissão (ou qualquer NOC). Para incentivar ainda mais a imigração para a província, até 60% do dinheiro investido em educação pode voltar ao recém-imigrante através de deduções no imposto de renda.

PNP ALBERTA

No Provincial Nominee Program de Alberta, também chamado de Stream PGWP, não é necessário acumular experiência profissional para aplicar para o processo. Tendo em mãos o Post-Grad Work Permit (licença de trabalho para estrangeiros), após o fim do seu curso profissional, o estudante já pode procurar emprego permanente e, assim que estiver empregado, já pode aplicar através do PNP e aguardar a sua nomeação.

ALBERTA IMMIGRANT NOMINEE PROGRAM (INP)

Um outro programa de Alberta é o INP, o Alberta Immigrant Nominee Program (INP) este dá prioridade a profissionais qualificados e semi-qualificados (cursos técnicos e secundários). Dentre as categorias foco para o processo estão Engenharia (muitas facilidades para essa área, como a isenção de LMIA), pós-graduandos formados na região, profissionais detentores de visto de trabalho válido e oferta de emprego permanente. A província também possui programa de nomeação para trabalhadores rurais.

PNP NEW BRUNSWICK

O Provincial Nominee Program de New Brunswick prioriza candidatos qualificados de acordo com as ofertas de trabalho existentes na região. Para aplicar são necessários alguns requisitos como: ter recebido uma oferta de trabalho na região, pontuação maior do que 50 (fatores relevantes são idade, educação, experiência profissional, proficiência dos idiomas e adaptabilidade), ter a intenção de morar permanentemente na província, entre outros. Além disso, a província possui programas para familiares de moradores da região e francófonos.

PNP NOVA SCOTIA

Nova Scotia possui dois programas distintos de imigração que, sobretudo, dão prioridade a profissionais qualificados e em alta demanda na região. Por isso, os processos não estão sempre abertos e sua lista de profissões está sempre mudando, de acordo com o mercado de trabalho da província. Dentre as necessidades para se aplicar nesse programa, o destaque está para a necessidade de se comprovar experiência profissional de, pelo menos, 1 ano na região.

PNP PRINCE EDWARD ISLAND

O Provincial Nominee Program da província de Prince Edward Island acontece em parceria com o Governo do Canadá e dá prioridade a profissões em alta demanda na região (que mudam anualmente), recém-graduados com oferta de emprego na sua área, profissionais qualificados (NOC 0, A ou B), que estão trabalhando há 2 anos regularmente na província, ou até profissionais de carreiras críticas na região (alguns NOC C ou D) que tenham visto e oferta de trabalho de, no mínimo, 2 anos.

ONTARIO – OINP

O Nominee Program específico para a província de Ontario dá prioridade, mais uma vez, a profissões que estão em alta demanda na região. Para isso, empresas com dificuldade na contratação de profissionais qualificados, devem enviar sua demanda para a central de imigração da região. Dessa forma, os profissionais devem ser contatados por empresas da província, participar de todo o processo de seleção e, se contratado, a empresa será a responsável por solicitar seu visto de trabalho temporário e até aplicar pelo Nominee Program da província em seu nome.

PNP BRITISH COLUMBIA

O Provincial Nominee Program de British Columbia dá acesso a profissionais qualificados, bem como empreendedores, de conseguirem a nomeação para agilizar o seu processo de imigração através do Express Entry nacional. Dentro do programa há vagas para profissões específicas, profissionais especializados no cuidado de pessoas, graduados e pós-graduados na província. Além disso, British Columbia possui um sistema de nomeação especial destinado a regiões menos populosas e a profissões críticas (especialmente da área de agricultura).

PNP YUKON

O PNP de Yukon disponibiliza a empresas da região a possibilidade de recrutar e contratar profissionais qualificados de outros países, quando não se consegue a contratação de profissionais locais. Além disso, a província também tem um programa de nomeação específico para empreendedores e trabalhadores rurais.

Estudar no Canadá?

INICIE AQUI SEU PLANEJAMENTO

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp