COMO IMIGRAR PELA PROVÍNCIA DO QUEBEC

A província do Quebec, a única oficialmente francesa do Canadá, tem algumas peculiaridades quanto à cultura, ao idioma e, também, ao seu processo de imigração. Apesar de deixar algumas pessoas com receio devido à língua francesa, tem um processo de imigração relativamente simples que tem como objetivo principal atender à demanda de mão de obra local. 

O processo provincial é o Programa de Experiência Québécoise (PEQ), um programa de seleção para trabalhadores qualificados que desejam obter um Certificado de Seleção do Québec (CSQ) com o objetivo de se tornarem residentes permanentes no Canadá. O programa é destinado a graduados no Quebec e a trabalhadores estrangeiros temporários que atendem aos requisitos da província, entre eles a demonstração de conhecimento de francês.

Quebec City – Capital da província do Quebec

O PEQ tem duas modalidades: PEQ Estudo e o PEQ Trabalho.  Então, fique atento para entender a diferença entre as duas.

PEQ ESTUDO: Essa modalidade é para estudantes internacionais que se formaram no Quebec em algum programa elegível a esse programa, ou seja, que atende a certos requisitos da província. 

Quais programas são elegíveis?

– Bacharelado (graduação universitária)

– Mestrado (incluindo MBA)

– Doutorado

– Diploma de Estudos Colegiais – DEC 

– Diploma de Estudos Profissionais – DEP – com 1.800 horas ou mais de estudo

– Diploma de Estudos Profissionais – DEP, seguido de um Atestado de Especialização Profissional – ASP (juntos formando 1.800h ou mais de estudo)

ATENÇÃO: No sistema educacional do Quebec, há ainda os programas AEC (Atestado de Estudo Colegial)que apesar de não serem elegívias para aplicação através do PEQ Estudo, podem ser a porta de entrada para a residência permanente através do PEQ Trabalho

E como funciona? No Quebec, tanto colleges públicos quanto privados dão direito ao PGWP (Post Graduate Work Permit), ou seja, permissão de trabalho de tempo integral após o programa de estudos. Por regra, o tempo de PGWP será equivalente ao tempo do curso. Ou seja, após o college, o estudante terá direito a trabalhar tempo integral na província e para ser elegível para o PEQ Trabalho, ele precisará trabalhar por 12 meses e apresentar o nível exigido do francês. 

PEQ TRABALHO: Essa modalidade é para trabalhadores que tenham tido experiência de trabalho de tempo integral, no Quebec, por 12 meses.

Quais os critérios de elegibilidade?

Entre outros, é preciso estar legalmente no Québec como trabalhador estrangeiro temporário, ter sido empregado em período integral por pelo menos 12 dos 24 meses anteriores ao envio da aplicação e ainda ter o mesmo emprego no momento da inscrição. É preciso ainda demonstrar o conhecimento do francês oral no nível intermediário ou avançado. 

Somente trabalhos remunerados e de tempo integral são válidos para o programa, lembrando que é considerado tempo integral um mínimo de 30 horas por semana. Nenhum período de trabalho a tempo parcial é considerado para a elegibilidade para o PEQ. Outro ponto importante é que, se o estudante vier com o cônjuge, esse terá direito à permissão de trabalho de tempo integral e caso ele atenda os requisitos do PEQ Trabalho, já pode aplicar para a residência permanente e se tornar o aplicante principal do processo. Uma alternativa bastante utilizadas por estudante que vêm com a família para o Quebec. 

Vale, também ressaltar que a idade escolar no Quebec é a partir de 5 anos. Então, filhos de estudantes internacionais (seja para idioma ou college, desde que tenham um visto de estudo) têm acesso à escola pública a partir dessa idade.

Montréal – Maior cidade da província do Quebec

Conhecimento do idioma Francês

O aplicante deve aprensentar que tem nível intermediário ou avançado de francês oral e fornecer, dependendo da situação, um documento oficial para demonstrar isso. Podendo ser uma transcrição final atestando a conclusão bem-sucedida de um programa de estudos no Quebec inteiramente em francês ou

atestado dos resultados de um teste de francês reconhecido pelo governo. O  nível de proficiência exigido em compreensão oral e produção oral é de 7 ou mais na escala de níveis de competência do francês (nível B2 ou superior do Quadro Europeu Comum de Referência). Os testes reconhecidos pelo governo são: TEFAQ, TCF, TEF, TEF Canada, TCF Quebec, DELF e DALF. Para que os resultados desses dois últimos sejam elegíveis, é preciso fornecer o diploma original ou uma cópia certificada emitida pelo Centro Internacional de Estudos Pedagógicos.

Desde janeiro de 2020, é preciso ainda obter um Atestado de Valores do Quebec. Todos os candidatos incluídos no seu pedido de seleção permanente deverão obter um atestado de aprendizado sobre os valores democráticos e do Quebec. Apenas crianças dependentes menores de 18 anos e pessoas com deficiência física ou intelectual, que as impeçam de obter o atestado, estão isentas de apresentar esse atestado. 

Nesse link AQUI é possível ler mais detalhes sobre esse teste. 
Para entender um pouco mais sobre as siglas relacioanadas ao processo de imigração canadense, é só clicar nesse link AQUI

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp