Como montar uma casa no Canadá gastando pouco

Quando você vai para o Canadá, de mudança, além de se desfazer da sua casa no Brasil, você precisa pensar em como montar uma nova casa, em um novo país, sem gastar tanto dinheiro, especialmente porque já foram muitos os gastos com cursos, vistos e passagens aéreas. Então hoje resolvemos dar algumas dicas de como montar a sua casa com itens novos de baixo custo ou usados, com custo menor ainda. E nem se preocupe, comprar itens usados é algo super comum no Canadá, não só para recém-moradores.

Alguns apartamentos são alugados com mobília, mas não são maioria, principalmente, se você vai alugar um apartamento em seu nome. Algo comum no Canadá é que os apartamentos já sejam oferecidos para aluguel com geladeira, fogão e armários. Em alguns casos, com máquina de lavar e secar, quando o prédio não tem esses eletrodomésticos em uma área comum.

Existem diversas opções para quem quer mobiliar o apartamento gastando pouco. Sites, como o www.craiglist.com  e o www.kijiji.ca oferecem diversas opções de objetos usados (ou novos) e em excelentes condições. É possível encontrar desde móveis até objetos de decoração ou utensílios de cozinha. Algumas pessoas, inclusive, fazem doação e o único gasto do comprador, nesses casos, é com o transporte para buscar o item doado. Ainda há a opção de encontrar boas ofertas no Facebook em grupos de brasileiros que moram no Canadá. Fazendo uma boa pesquisa é possível economizar bastante para mobiliar seu apartamento. Alguns exemplos desses grupos: Brasileiros no Canadá, Bazar das Brasileiras em Montreal, Brasileiros Maneiros em Toronto, Brasileiros em Montreal, Buy/Sell in Montreal, Buy/Sell in Toronto.

Outro lugar bastante comum no Canadá para comprar móveis é a grande loja de móveis IKEA que, em geral, tem uma grande variedade de produtos e bons preços. Lá funciona da seguinte maneira: o cliente entra, escolhe o que quer e anota as referências em um papel que eles dão na entrada e depois procura o produto no estoque da loja. Todos os produtos são pensados para serem montados pelo próprio cliente, seguindo o manual de instruções. A empresa até oferece serviço de montagem e entrega, mas envolve um custo adicional, então muitas pessoas optam por montar os móveis sem ajuda profissional mesmo. Como não há o parcelamento de compras, como no Brasil, é preciso chegar no Canadá com uma reserva de dinheiro para esse momento. Se você alugar um apartamento para 2 pessoas já com eletrodomésticos, pode conseguir mobiliar a casa com itens básicos novos como cama, colchão, sofá, mesa e televisão por $2.000. Esse valor pode cair até pela metade se você buscar itens seminovos.

Alguma lojas até permitem o financiamento de compras com cartão da loja, mas a aprovação do cadastro normalmente acontece para pessoas que já tem bom histórico de crédito no país, ou seja, que já estão morando no Canadá há pelo menos 6 meses e são “bons pagadores”.

No dia 01 de julho, aniversário do Canadá, também é considerado o dia oficial da mudança, já que a grande maioria dos contratos de aluguel começa e termina nessa data. Por isso, perto desse período você pode encontrar vários itens para doação nas calçadas (pegou, levou) ou vendas de garagem por preços baixíssimos.

Não faltam oportunidades e maneiras de fazer com que você monte sua casa do seu jeito, gastando pouco, o importante é ter criatividade e saber aproveitar as doações e ofertas.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp