Como utilizar os serviços de saúde no Canadá

O sistema de saúde canadense varia entre as províncias, cada uma delas possui seu sistema e suas regras específicas. Todas elas fornecem serviços médicos de emergência gratuitos, mesmo que você não tenha um cartão de saúde do governo, mas haverá restrições dependendo do seu status de imigração. Em algumas províncias, com status de estudante, trabalhador ou residente você deve aguardar, às vezes até três meses, antes de poder obter o seguro de saúde do governo. Por isso, é importante ter um seguro de saúde privado para esse período de espera.

Os planos de seguro de saúde do governo oferecem acesso a serviços médicos básicos. Alguns serviços não têm cobertura, como medicamentos prescritos, cuidado dental, fisioterapia, serviços de ambulância, entre outros. Quando você trabalha no Canadá, algumas empresas podem te dar cobertura extra para alguns desses serviços.  Nesse link do governo http://www.cic.gc.ca/ENGLISH/newcomers/after-health.asp é possível encontrar detalhes sobre o sistema de saúde de todas as províncias.

Sendo residente permanente, você pode ter acesso a um ‘médico de família’, que é um clínico geral que te acompanha, que vai conhecer seu histórico, solicitar exames e te encaminhar para especialistas. Alguns brasileiros costumam achar estranho por não conseguirem ir diretamente a um médico de uma determinada especialidade, como é comum no Brasil. Mas, no Canadá, para ser encaminhado a um cardiologista, por exemplo, é preciso passar pelo médico de família primeiro e é ele quem faz o encaminhamento, caso julgue necessário. Esse processo pode ser um pouco demorado também, pois há uma demanda grande para alguns especialistas e varia de acordo com a urgência do seu caso. Por ser um sistema público de saúde, os médicos levam bastante em consideração o seu histórico médico e sintomas, por isso, exames de rotina e check-ups sem precedentes normalmente são feitos em clínicas particulares por quem deseja (alguns planos de saúde empresariais fazem cobertura desse tipo de exames particulares).

Encontrar um médico de família, em cidades grandes, não é um processo muito fácil. O governo tem um sistema que te ajuda a procurar por um profissional para te acompanhar, se chama Health Care Connect. Nele, você faz um cadastro e aguarda enquanto eles encontram um profissional disponível para aceitar novos pacientes. Caso não queira esperar, você pode pedir indicação de amigos que já têm um médico de família ou procurar em outros sites, como o Rate MDs ou Opencare.

Há também as walk-in clinics, onde não é necessário marcar a consulta previamente. O paciente vai até o local, mostra seu cartão de saúde e aguarda pelo atendimento. Mas, vale ressaltar que, algumas vezes nesses locais, os médicos costumam fazer um atendimento bem básico. Se for caso de emergência, é melhor ir até um hospital. Se for realmente urgente, serão feitos todos os exames necessários e depois será indicada a medicação e/ou tratamento adequados. Mas, lembre-se, o tempo de espera nos hospitais depende do nível da sua emergência. Em alguns casos, você pode passar horas esperando.

Saiba mais em:

Health Care Connect: https://www.ontario.ca/page/find-family-doctor-or-nurse-practitioner

RateMDs: https://www.ratemds.com

Opencare: https://www.opencare.com/

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp