COVID-19 – Instituições de ensino do Canadá oferecem suporte a estudantes internacionais

No atual momento, muitas são as preocupações dos estudantes que já encontram-se no Canadá cursando seus programas. Além da questão principal que é a saúde, há ainda questões financeiras, psicológicas e também sobre a continuidade dos cursos que podem gerar atrasos no planejamento de imigração futuramente. Esses pontos, inclusive, também são dúvidas de quem está ainda no Brasil e gostaria de saber que tipo de suporte teria, caso se já estivesse no Canadá. Cada instituição tem tomado diferentes medidas, mas todas têm dado o suporte necessário a seus estudantes para que possam continuar com seus estudos e ainda para que se sintam acolhidos sabendo que, mesmo longe dos seus países de origem, tenham um ponto de apoio caso necessitem de algo.

Uma das principais dúvidas é sobre a continuidade dos programas já que as instituições de ensino estão fechadas por recomendação do governo canadense para garantir a segurança da população. Boa parte dos colleges migrou seus programas para plataformas online, assim, os cursos não pararam. Os estudantes continuam com aulas em horários adaptados, mas similares aos de antes e a plataforma utilizada depende da instituição. As aulas têm sido em salas de aula online onde os alunos podem interagir com os professores, com os colegas, fazer trabalhos em equipe e ainda provas. Um ponto muito importante sobre isso é que o Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) anunciou que, para estudantes internacionais no Canadá, “cursos de estudo sendo entregues on-line de forma excepcional devido ao COVID-19 não afetarão a elegibilidade do PGWP”. 

A saúde e a segurança dos alunos e funcionários têm sido a principal prioridade das instituições e isso inclui a saúde mental, por isso equipes de apoio estão disponíveis para dar o apoio necessário nesse momento de incertezas. Caso o estudante esteja passando por problemas de ansiedade, estresse ou algum outro problema emocional, ao entrar em contato com o Departamento de Estudantes Internacionais, ele será direcionado ao suporte necessário. E esse é um ponto que tem sido bastante ressaltado pelas instituições por saber que os estudantes encontram-se longe do país de origem, muitos estão longe das famílias e como nesse momento precisam ficar isolados, pode representar um momento de necessidade de apoio psicológico. 

Além disso, alguns serviços também são oferecidos pelos Diretórios Estudantis, como é o caso do NBCC que adaptou um dos seus serviços para esse momento. O Fresh for Less, um programa da Student Union, que distribui frutas e legumes para os estudantes, neste mês, fez a entrega na casa dos estudantes e ainda teve o devido cuidado de enviar as recomendações relativas à proteção sobre o COVID-19 como higienizar as mãos, respeitar a distância social e ainda informando que a cesta foi devidamente higienizada.

Estudantes internacionais têm direito a trabalhar 20h por semana o que ajuda com as despesas mensais. Atualmente, apenas serviços essenciais estão funcionando o que pode atrapalhar o planejamento financeiro de alguns estudantes. Pensando em ajudá-los da melhor forma, algumas instituições têm prorrogado o período de pagamento do novo intake ou ainda isentado as multas para atraso dos pagamentos. Vale ressaltar que alguns estudantes internacionais são elegíveis para solicitar o benefício de Emergência do Canadá se atenderem a alguns requisitos de elegibilidade, por exemplo, os que ganharam no mínimo CAD$ 5.000 em 2019 ou nos 12 meses anteriores à data da inscrição. Lembrando que é necessário possuir um SIN Number válido. Para mais detalhes, é só acessar o link: https://www.canada.ca/en/services/benefits/ei/cerb-application.html

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp