Montreal, qual o custo de vida dessa cidade do Canadá?

Muito se fala sobre a alma canadense ser dividida em duas: Francesa e Inglesa. Se formos por essa linha, Montreal é a representação disso. Para se ter ideia, a cidade é a maior de língua francesa do mundo depois de Paris. Por ser assim, Montreal é mundialmente conhecida pelos seus moradores bilíngues, que em sua maioria vão do francês para o inglês em um piscar de olhos. Québec, província onde fica localizada, é considerada a maior canadense, e Montreal a segunda cidade mais populosa do país. Com aproximadamente 4 milhões de pessoas na região metropolitana, Montreal se consolida como um dos principais centros industriais, comerciais e culturais da América do Norte.

Mas vamos ao que interessa. Qual o custo de vida em Montreal?
A cidade apresenta um custo de vida relativamente menor do que as outras cidades mais cosmopolitas do Canadá. Em Montreal você pode viver confortavelmente com um rendimento razoável. Oba!

Aluguel

CornichesPieIXopen-concept-condo-for-sale-montreal-sud-ouest-quebec-province-en-large-3137960

O valor médio de um aluguel de um imóvel em Montreal vai depender muito do tipo dele, tamanho e localização (quanto mais afastado do centro, mais barato, quanto mais próximo de estações de metrô, mais caro). O valor varia em torno de CAD$800 a CAD$ 1,100 por um apartamento de um quarto no centro ou dois quartos mais afastado do centro. Preços bem mais convidativos, quando comparamos a Vancouver, por exemplo.

Transporte

STM-MR-63-Longueuil-Metro

Como na maioria das cidades do Canadá, em Montreal o transporte público funciona muito bem e com um preço atrativo. Em geral, paga-se uma taxa fixa por mês de CAD$ 82 para usar o transporte público quantas vezes você quiser dentro da ilha de Montreal, isso inclui ônibus e metrô. Também existe o passe único CAD$ 3,25 e outros tipos de passes para quem não usa o transporte com regularidade. O metrô, apesar de não atingir toda a cidade de Montreal é complementada pelo sistema de ônibus, que são pontuais e organizados. Caso tenha interesse em saber sobre as tarifas da STM (empresa responsável), você pode consultar neste link: http://stm.info/English/tarification/a-grilletarif.htm.

Alimentação

20150327-poutine-joshua-bousel

Aqui vamos dividir em dois tópicos: os mercados, onde você fará as compras do mês e os restaurantes da região.

Mercados – Uma coisa boa em Montreal é que diferente do Brasil, onde pagamos impostos por tudo, nos mercados da cidade apenas os produtos industrializados/processados é que são cobrados. Alimentos como frutas, legumes, verduras, carne, leite, ovos e derivados são isentos de impostos, o que diminui bastante no valor da sua conta do mês. Basicamente, a compra do mês custa em média CAD$400 a CAD$600 para duas pessoas. Quer uma dica de supermercados baratos? Super C e Maxi. Os mais caros, mas que vez por outra surgem com promoções legais são o IGA, Metro e Provigo.

**** Na cidade, ainda existe um programa social chamado “bancos de alimentação”. Neles, você recebe alguns mantimentos, como cestas básicas, gratuitamente ou por um valor bem pequeno. Esse benefício é exclusivo para pessoas de baixa renda, no entanto, para quem ainda está se estabelecendo em Montreal e não conta com muita grana, é uma ótima opção. Várias igrejas, associações e instituições voltadas para imigrantes ajudam nessa parte, é só procurar a mais próxima de onde você vai morar.

Restaurantes – Como em todas as cidades, os restaurantes vão de acordo com o que você quer, e isso vale para o preço também. Em Montreal, temos os Fast-Foods, com inúmeras opções em que você consegue uma refeição completa por CAD$ 10,00. Caso opte por um buffet, que são bem parecidos com os restaurantes do Brasil, ou seja, pagando o valor que se come, a média do prato fica em torno de $16,00. Já os “à la carte”, onde você escolhe o prato no menu, a faixa de preço varia muito. Em geral, em um restaurante mediano, você encontra um prato por CAD$20 a CAD$30.

Diversão

Travel_Photography_Blog_Montreal_Busy_Summer_Day-1920x108048956-Montreal

São muitas as opções de diversão em Montreal. A cidade é repleta de museus, cinemas, teatros, parques e bares. Todas elas variam de preço e, especialmente, de quanto você quer gastar. Existem muitas opções gratuitas na cidade, em todas as estações do ano, vale ressaltar, como os parques e atividades promovidas pela prefeitura. As opções mais baratas de lazer estão nos boliches, cinema, museus e etc. Também existem atividades mais caras, como festas fechadas e concertos de músicas. Tudo depende do seu orçamento.

48959-Montreal

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp