Entenda o PEQ Estudo

Um dos caminhos para aplicar para a Residência Permanente no Canadá, mais precisamente para o Quebec, é através do PEQ Estudo – Programme de l’Experiénce Québécoise. É muito importante ter em mente que nem todos os cursos são elegíveis para solicitar a residência permanente por esse programa, então se o seu objetivo final for a imigração, é necessário pesquisar bem para, além de escolher um curso numa área com a qual você se identifica, ter a certeza de que ele lhe dá a possibilidade de aplicar pelo PEQ Estudo depois da sua conclusão.

Quebec and Canada flying flags were photographed in Montreal on July 1, 2009. The Canadian Press Images/Denis Beaumont
Quebec and Canada flying flags were photographed in Montreal on July 1, 2009.
The Canadian Press Images/Denis Beaumont

Um dos principais requisitos para ser possível aplicar para o CSQ através do PEQ é ter concluído um curso válido para aplicação. Esse é o passo número um na hora de se preparar para a imigração através do PEQ.

No Quebec, se você optar pelo processo de imigração através do estudo profissional em Colleges ou Universidades, ao final do curso você tem o direito a dar entrada no Certificado de Seleção do Quebec (CSQ) através do PEQ, que é um processo prioritário e mais rápido que o Processo de Trabalhador Qualificado. Enquanto o visto é processado, o solicitante continua com o direito de permanecer no Canadá, com visto de trabalho, o PGWP, que é a permissão de trabalho temporário recebida por estudantes, após o final do curso. A duração do PGWP varia de acordo com o tempo e o tipo de curso realizado. “Os nossos estudantes têm recebido o CSQ em, aproximadamente, um mês após a conclusão do curso. Com ele em mãos, basta dar entrada na sua residência permanente a nível federal, que é processada entre oito meses e um ano e meio para quem aplica através do PEQ”, explica Camilla Lopes, Student Adviser e sócia da Hi Bonjour.

Uma das vantagens do PEQ Estudo é que ele é um processo simplificado baseado simplesmente em requisitos de admissão. Além disso, ao final do curso, o estudante não precisa de uma oferta de emprego para ser selecionado, basta ter um diploma do Quebec e comprovação de conhecimento em francês.

canadian-immigration

Os cursos aceitos para aplicar através desse programa são: DEP (Diplôme d’études professionnelles) – com 1.800 horas de formação ou mais, DEP seguido de um ASP (Attestation de spécialisation professionnelle) – tendo uma carga horária a partir de 1800 horas de formação, DEC (Diplôme d’études collégiales), Graduação, Mestrado ou MBA e Doutorado. É necessário ficar atento, pois cursos como AEC (Attestation d’ÉtudesCollégiales), DESS (Diplôme d’Études Supérieures Spécialisées) não são elegíveis ao PEQ Estudo.

Importante salientar que essas informações são válidas no mês de maio de 2017 e que o Governo do Canadá tem total direito de modificar tais critérios ou o programa por completo a qualquer momento.

Mais informações:

O que é o PEQ?

Qual a diferença de um curso AEC, DEP e DEC?

Link oficial sobre o PEQ

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp