Por que escolher London, na província de Ontário?

Uma das cidades que mais cresce no Canadá tem atraído cada vez mais brasileiros em busca de qualidade de vida e oportunidades

Localizada entre Toronto, no Canadá e Detroit, nos Estados Unidos, a cidade de London, na província de Ontário é uma das cidades com o crescimento mais rápido do país. Com uma população diversificada de cerca de 530.000 habitantes, ela é atualmente a 11ª maior cidade canadense e oferece a seus residentes e visitantes o crescimento econômico e as oportunidades de cidade grande com o charme de cidade pequena e a tranquilidade de uma cidade pequena. Para quem pretende fazer do Canadá seu novo lar, London é uma cidade que, certamente, deveria entrar nas possibilidades de destino. O custo de vida mais baixo que Toronto, por exemplo, é mais um dos motivos que torna o local ainda mais atrativo. Seja uma família em busca de uma comunidade mais acessível para comprar uma casa, um trabalhador em busca de uma oportunidade de carreira ou um estudante explorando colleges de alto nível, a cidade atende aos diferentes tipos de perfil.

A cidade se orgulha de ser uma inovadora, vibrante e global. Sua localização e infraestrutura de transporte oferecem aos residentes e empresas acesso fácil a vários destinos domésticos e internacionais seja por meio de avião, ônibus, trem ou carro. Com dois hospitais regionais e institutos de pesquisa de renome mundial, London tem estabelecido uma forte reputação em cuidados de saúde de qualidade e inovação médica. Além disso, também abriga instituições educacionais mundialmente reconhecidas e é considerada um centro de excelência educacional.

Localizada a apenas 2 horas de Toronto, London tem uma taxa de desemprego de apenas 6.7%, com uma taxa de crescimento anual de empregabilidade de 1.1%. Com uma economia bem equilibrada, algumas indústrias se destacam como manufatura, processamento de alimentos e bebidas, saúde, business & vendas e serviços criativos digitais. Veja abaixo alguns dados sobre a cidade:

  • De acordo com o último Censo, divulgado em 2016, a cidade tinha cerca de 12 mil imigrantes. 
  • A média de ganho salarial por ano (depois dos impostos) é de CAD$ 33,490 (homem) e CAD$ 26,981 (mulher)
  • 56% da população tem um diploma pós-secundário
  • Os principais campos de estudo: Negócios, gerenciamento e administração; Saúde; Engenharia, Arquitetura e tecnologias.
  • 92.7% da população tem acesso regular a serviços de saúde

Em ordem crescente, essas são as principais áreas de ocupação dos residentes da cidade: Vendas e serviços; Business, finanças e administração; Educação, Lei e serviços governamentais; Comércio e transportes; Serviços de Saúde; Manufatura. As empresas multinacionais como Maple Leaf Foods, Dr. Oetker e Hanwha L&C Canada escolheram os parques industriais de London para suas operações na América do Norte. Além delas, os fabricantes Arvin Sango Inc., Zoetis, The Original Cakerie, Sodecia e Canada Tubeform estão entre os líderes do setor localizados no corredor industrial da cidade. Nesse link AQUI é possível ter acesso a uma lista de empresas, instituições e fábricas que empregam na cidade. 

London é conhecida como a ‘Cidade da Floresta’. Com mais de 200 parques, está entre as cidades com melhor qualidade de vida no Canadá.

Imigrantes em London

Com um nível de satisfação com a vida na média de 91,6%, a cidade apresenta um dos melhores índices de qualidade de vida do país, com uma expectativa de vida na marca dos 81 anos de idade. Certamente, um dos motivos que têm levado a uma população crescente de imigrantes que teve início no começo dos anos 2000. Atualmente, os imigrantes representam cerca de 22% por cento da população total da cidade e quase 14% deles chegou recentemente entre 2011 e 2016. Além disso, 20,6% dos habitantes da cidade tem um idioma materno diferente do inglês ou do francês. Esse dado foi apontado no último Censo, em 2016, quando mais de 140 idiomas diferentes foram listados como línguas maternas. Árabe, espanhol, mandarim, português, italiano, e alemão estão entre os dez principais idiomas não oficiais. 

Custo de vida em London

Um ponto muito importante na escolha de um destino para uma mudança de país é o custo de vida e uma das despesas que mais pesa no orçamento é a moradia. Sendo assim, fazendo uma comparação entre London e Toronto, a diferença da média do aluguel de um apartamento de 1 quarto, no centro da cidade, é cerca de 90%. Por outro lado, a média salarial mensal em Toronto é cerca de 30% maior. Porém, mesmo com esse valor mais alto, ao final dos cálculos, ainda é mais vantajoso financeiramente optar por uma cidade como London. Veja abaixo outras comparações de gastos cotidianos:

ItemLondonToronto
Refeição para 1 pessoa (restaurante médio)CAD 16CAD 20
Transporte (passe único)CAD 3CAD 3,25
Transporte (passe mensal)CAD 95CAD 156
Contas básicas (Eletricidade, Aquecimento, AC, Água) para um apartamento de cerca de 85m2CAD 125,64CAD 149,03
Apartamento (3 quartos no centro da cidade)CAD 1,875CAD 3,582.31
Apartamento (3 quartos fora do centro da cidade)CAD 1,565.39 CAD 2,737.03 
Alimentação:

1L de leite
1kg de arroz
Pão (500g)
1kg de frango

CAD 2,64
CAD 3,26
CAD 2,37
CAD11,89

CAD 3,10
CAD3,46
CAD2,88
CAD13,10

*Valores médios, atualizados em agosto de 2020, de acordo com o site: https://www.numbeo.com/cost-of-living/

Estudos em London

Uma das áreas responsáveis pelo rápido crescimento da população de London é, certamente, o investimento na Educação. Grandes instituições como o Fanshawe College são um dos principais atrativos da cidade que, entre 2016 e 2017, recebeu cerca de 10 mil estudantes internacionais em diversas etapas acadêmicas. Ao perceber esse movimento, a cidade passou a investir em ações para receber bem esses recém-chegados e oferecer serviços para contribuir com a integração dos imigrantes. É possível encontrar esses dados e serviços no site oficial da cidade: www.london.ca. Além dos serviços governamentais, as instituições de ensino que recebem estudantes internacionais possuem departamentos que dão suporte a esses alunos e contribuem com a integração deles na cidade e consequentemente, no país.

Fanshawe College possui uma das maiores taxas de empregabilidade dos estudantes formados na província de Ontário.

London possui duas instituições pós-secundárias e uma delas é o Fanshawe College que está entre os maiores colleges públicos do Canadá, com programas voltados para as áreas em maior evidência da atualidade. A instituição segue as tendências mundiais em termos de profissões, buscando sempre atualizar os cursos para atender à demanda do mercado de trabalho. Para fazer uma tour virtual na instituição, é só clicar nesse link AQUI

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp