ESTUDO E IMIGRAÇÃO EM FAMÍLIA: Planejamento e pesquisa para garantir o sucesso

Encarar uma jornada de estudos em outro país é uma escolha que envolve muitos desafios e eles podem se tornar ainda maiores quando é um projeto que envolve uma família inteira. São muitos pontos a serem considerados, mas tudo começa com pesquisas para entender melhor sobre as opções e onde seria o local mais indicado para essa empreitada. O Canadá segue como um dos destinos mais procurados pelas famílias pela qualidade de vida, segurança e os aspectos que favorecem várias faixas etárias, como qualidade de ensino, sistema de saúde e também o mercado de trabalho para recomeçar a carreira.

Ana Elizabeth e família

Foram alguns desses pontos tão importantes que levaram Ana Elizabeth Guaraná e sua família ao Plano Canadá. Desde 2016 em pesquisa sobre estudos fora do Brasil, ela encontrou no país a melhor alternativa por agregar diversos pontos que ela procurava, entre eles a permissão de trabalho para ela e para o marido enquanto estudava. “Nessa época, eu era assistente executiva e meu marido tinha um restaurante. Nesse mesmo ano, a economia do país estava enfrentando grandes problemas e analisando tudo o que estava acontecendo, começamos a considerar a possibilidade de passar uma temporada em outro país”, explica e completa: “Além disso, eu estava precisando encarar novos desafios para me desenvolver e ampliar meus horizontes. Essas razões me levaram a começar o planejamento”. 

As pesquisas foram um passo super importante, pois ao envolver outras pessoas é preciso pensar no perfil e na felicidade de cada um. “A família toda sempre teve esse desejo de mudança para outro país. Só a minha filha adolescente que não gostava da ideia, já que ia ficar longe das amigas. Mas, hoje ela está bem mais adaptada. Esse processo inicial durou em torno de 2 anos. Planejei cada fase e processo e em virtude das especificidades de cada um, vim em dezembro de 2018 com meu marido e filhas e meu filho e sua família chegaram em fevereiro de 2020”.

Em um país grande como o Canadá, ainda é preciso escolher a província e a cidade. Nesse processo de escolha, também é preciso analisar o mercado de trabalho para cada profissão dos membros da família, custo e estilo de vida. A família Guaraná escolheu British Columbia e, apesar de morarem juntos, cada um dos estudantes da família está em instituições diferentes, pois cada um buscou o curso que atendesse melhor seu perfil. “No momento, eu estou terminando uma pós-graduação em Business Administration, no Langara College; minha filha, Fernanda, está fazendo uma pós-graduação em Culinary Arts, na VCC; e minha nora, Andressa, vai começar uma pós-graduação em Global Banking and Economics. Meu marido está trabalhando e meu filho poderá trabalhar também quando a esposa dele começar o curso”, explica.

Apesar da distância das outras pessoas da família e dos desafios enfrentados, segundo a Família Guaraná, viver no Canadá tem sido uma experiência maravilhosa e apesar de não existir lugar perfeito, eles têm visto muito mais os pontos positivos do novo endereço. E para eles, o ‘antes’ desse plano foi fundamental. “Acredito que o planejamento tenha sido fundamental para a realização desse processo, bem como perseverança e paciência para aguardar o tempo certo de cada passo”, conclui Ana Elizabeth.

E se você quer viver essa experiência com sua família, entra em contato com a Hi Bonjour que podemos te ajudar com o planejamento deste Plano Canadá. É só escrever para contato@hibonjour.com.br.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp