Qual a diferença entre um College Público e Privado?

No Canadá, college público não significa que é gratuito. Na verdade, essas instituições recebem investimento público por parte do governo, daí a denominação de ‘público’. São instituições muito bem renomadas, com boa infraestrutura e que oferecem uma grande variedade de cursos. O estudante desse programa recebe uma permissão de trabalho part-time, ou seja, pode trabalhar 20h semanais off-campus. Ao final dos estudos, caso queira, o aluno pode solicitar o PGWP que é uma permissão de trabalho que alunos graduados em colleges e universidades públicas canadenses recebem ao final do curso. Além disso, se o objetivo final for a Imigração, o curso adiciona pontos no processo. Dentre as vantagens, estão ainda a permissão de trabalho full-time para o cônjuge de um aluno em college, durante o período de aulas, e acesso a ensino público gratuito para os filhos.

Já colleges privados têm custo mais acessível e possuem cursos com um componente de estudos e outro de trabalho, chamada Co-op. O estudante também pode trabalhar 20 horas semanais, enquanto estuda e não precisa ser, necessariamente, algo relacionado à área de estudo. Durante o período de Co-op, o trabalho precisará estar ligado à área do curso. Apesar de também ser um college, cursos nas instituições privadas não dão direito ao PGWP e também não é concedida a permissão de trabalho para o cônjuge, nem acesso a ensino gratuito canadense aos filhos. É um programa feito, geralmente, por pessoas que querem passar determinados períodos fora do país adquirindo conhecimento e experiência no exterior para voltar ao mercado de trabalho brasileiro com muito mais bagagem.

É importante lembrar que essas são informações baseadas nas regras gerais do país e, por isso, algumas exceções se aplicam nos dois casos e, principalmente, quando se trata da província do Quebec. Por isso, é de extrema importância pesquisar bastante o tipo de curso, de acordo com seu objetivo final e seu perfil.