Imigrantes economicamente ativos são essenciais para economia de British Columbia

Os trabalhadores qualificados estrangeiros são parte importante do crescimento econômico do Canadá e na província de British Columbia não seria diferente. Até o último Censo, divulgado em 2016, os imigrantes representavam quase 30% da totalidade da população de BC, ou seja, a segunda maior população de imigrantes em comparação com qualquer outra província ou território do país, perdendo apenas para Ontário.  Os trabalhadores qualificados estrangeiros são importantes para atender às necessidades do mercado de trabalho e esse é um dos motivos pelos quais a província tem seu processo provincial de imigração, o BC PNP*, visando atrair esses trabalhadores e para que os estudantes internacionais permaneçam na província após o período de estudos para seguir contribuindo ativamente com a economia local.

A política de imigração do Canadá geralmente resulta na chegada de pessoas em idade economicamente ativa, em idade para trabalhar. De acordo com as estatísticas, cerca de 71,2% da população de Vancouver de imigrantes recentes têm entre 15 e 44 anos quando chegando ao Canadá. Além disso, entre 2001 e 2016, a região metropolitana de Vancouver registrou um aumento de 34,0% na população imigrante, superando 18,1% em sua população nascida no Canadá. Os imigrantes econômicos compõem uma maioria significativa da população imigrante de Vancouver. Em 2016, 58,4% da população total de imigrantes da cidade e 68,8% da população recente de imigrantes chegaram pela categoria de economicamente ativos, em comparação com o nível regional do Metro Vancouver (58,2% do total imigrantes e 63% dos imigrantes recentes).

Boa parte desses imigrantes que chega à província, já possui experiência de trabalho no país de origem e/ou diploma de curso superior. O Censo mostrou que 58% dos recentes imigrantes com idades entre 25 e 64 anos tinham um diploma de bacharel ou outro de nível superior. Visando esses imigrantes que têm habilidades e conhecimento para atender o mercado de trabalho, BC tem um processo provincial de imigração, o BC PNP (British Columbia Provincial Nominee Program). Com diferentes categorias e requisitos para cada uma delas, é possível ter aplicar para a residência permanente pela opção que mais se encaixar para cada perfil.

As categorias para os programas classificados como Skills Immigration são:

• Skills Immigration – International Graduate

• Skills Immigration – Skilled Worker

• Skills Immigration – Entry Level and Semi-Skilled

• Skills Immigration – International Post-Graduate

• Skills Immigration – Health Care Professional

O que é e como funciona?

É um sistema de gerenciamento de admissão que permite o BC PNP priorizar candidatos de alto impacto para garantir resultados econômicos para a província. Como é um sistema baseado em pontos, o candidato receberá uma pontuação com base nas informações fornecidas e essa pontuação determinará se receberá um convite para se inscrever no BC PNP.

O candidato deve criar um perfil online e concluir todas as seções do cadastro. Depois de concluir o registro, o candidato recebe a pontuação e será inserido em um conjunto de seleção para a categoria em que se registrou. A candidatura permanecerá no pool de seleção por no máximo doze meses a partir da data de envio e esse registro é gratuito. Ao ser convidado a enviar uma inscrição, é solicitado o pagamento de uma taxa como parte do processo de inscrição on-line. Periodicamente, o BC PNP convida os aplicantes com maior pontuação de cada categoria para se inscrever.

Nesse link AQUI é possível ver em detalhes a quantidade de convites que a província enviou e a pontuação de acordo com cada categoria.

INTERNATIONAL GRADUATE

Para aqueles que estudam em BC em instituições elegíveis (colleges públicos e universidades privadas se encaixam nessa categoria), podem se qualificar para esta categoria. Entre os critérios estão: 

  • Ter oferta de trabalho em tempo integral e indeterminado (um trabalho permanente ou sem data final definida) em uma empresa de BC. O trabalho deve estar em uma ocupação qualificada da Classificação Ocupacional Nacional (Tipo de Habilidade 0 ou Nível de Habilidade A ou B).
  • Obter um bacharelado, diploma ou certificado de uma instituição pós-secundária qualificada no Canadá nos últimos três anos
  • para ocupações de nível B de habilidades NOC, é preciso atender aos requisitos mínimos de idioma.

Lembrando que diplomas de colleges privados não se encaixam nos requisitos do processo e o curso precisa de ser, no mínimo, 8 meses com carga horária full-time. 

SKILLED WORKER 

Entre os requisitos desta categoria estão:

  • Apresentar uma oferta de trabalho em tempo integral e indeterminado (um trabalho permanente ou sem data final definida) de uma empresa de BC. Importante ressaltar que o trabalho deve estar em uma ocupação qualificada da Classificação Ocupacional Nacional (NOC) (Tipo de Habilidade 0 ou Nível de Habilidade A ou B).
  • Ter pelo menos dois (2) anos de experiência* profissional diretamente relacionada
  • Ter status legal de imigração no Canadá
  • Para ocupações de NOC B, é preciso atender aos requisitos mínimos de idioma

*A experiência pode ser no Canadá ou em outro país.

ENTRY LEVEL AND SEMI-SKILLED

Nessa categoria se encaixam os trabalhadores  da indústria do turismo/hospitalidade, e\ou indústria de alimentos. Veja alguns dos critérios abaixo:

  • Apresentar uma oferta de trabalho em tempo integral e indeterminada (um trabalho permanente ou sem data final definida) de uma empresa em B.C., em uma ocupação específica relacionada ao turismo, hotelaria, caminhões de longo curso ou indústria de processamento de alimentos.
  • Experiência de trabalho de, no mínimo, 9 meses em período integral no empregador
  • Atender aos requisitos mínimos de idioma e educação

Para aqueles que têm perfil no Express Entry e tem profissões de alta demanda, a província tem um processo chamado de Express Entry BC que se conecta com o programa federal e é uma maneira ainda mais rápida de trabalhadores qualificados ganharem residência permanente em B.C. Para ter acesso aos detalhes, basta clicar nesse link AQUI.

IDIOMA

Embora os testes de idioma possam não ser obrigatórios para a categoria na qual o candidato irá aplicar, fornecer resultados válidos para testes de idioma pode afetar na pontuação do processo. O idioma é um critério obrigatório para os NOCs B, C ou D, onde é exigida uma pontuação mínima igual ou superior a 4 (Canadian Language Benchmark – CLB), nas quatro competências: ouvir, falar, ler e escrever.

Se o emprego com o qual estiver aplicando para a residência for dentro dos NOCs 0 ou A, a apresentação do idioma não é requisito obrigatório, desde que o aplicante não esteja reivindicando os pontos referentes ao idioma. Porém, dependendo da ocupação, o BC PNP pode exigir comprovação de inglês para determinar se o candidato possui proficiência no idioma para desempenhar as funções da posição.

Ficou interessado em iniciar seu Plano Canadá para se tornar um residente permanente através da província de British Columbia? Os programas de estudos podem ser o primeiro passo. Entre em contato com a Hi Bonjour pelo contato@hibonjour.com.br para darmos início ao seu planejamento educacional. 

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp