College, Universidade e Imigração no Canadá

O Canadá tem um dos melhores desempenhos do mundo quando se fala em educação. Por isso, é uma ótima opção quando se pensa em cursos de graduação e pós-graduação e estudar no país pode ser muito mais fácil do que você imagina. Um diploma canadense pode ser o primeiro passo para o processo de imigração, o diferencial no seu currículo para o mercado de trabalho ou um importante degrau para buscar melhores salários e ascensão na carreira.

Uma das opções mais procuradas é o “college” pelos custos mais baixos e duração mais curta. Os Colleges canadenses preparam os estudantes para ingressar de maneira mais rápida no mercado de trabalho, sendo mais profissionalizante e preparando o aluno para uma área específica. Geralmente, duram de seis meses a dois anos, mas alguns também oferecem bacharelados. Entre as opções estão: Certificado, Diploma, Bacharelado e Pós-Graduação. Na província do Quebec, há algumas diferenças quanto às características do College. O estudante pode optar pelo DEP (Diploma de Estudos Profissionais), DEC (Diploma de Estudos Colegiais) ou AEC (Atestação de Estudos Colegiais). Os dois primeiros elegíveis para o PEQ Estudo, mas o último também pode ser o começo da imigração, pois soma pontos para o processo.

Para ingressar em um College, no Canadá, o estudante internacional precisa ter ensino médio completo se escolher um programa de Certificado, Diploma ou Bacharelado. Já para os cursos de Pós-graduação precisa ser formado em uma Universidade no exterior. O nível de inglês ou francês exigido varia de instituição para instituição. Algumas instituições exigem o teste de proficiência, outras fazem sua própria prova de nivelamento com o aluno. Caso não tenha o nível mínimo necessário de idioma, o estudante pode fazer o programa Pathway / University Preparation. Um curso de inglês ou francês acadêmico voltado para o ingresso em um College ou Universidade, com duração mínima de 8 ou 12 semanas. Para o Quebec, além disso, é necessário solicitar o CAQ – Certificado de Aceitação do Quebec – emitido pelo governo do Quebec. Esse documento deve ser enviado no momento da aplicação para o visto de estudante e é possível solicitá-lo após receber a carta de aceitação da instituição de ensino.

O estudante desse programa recebe uma permissão de trabalho part-time, ou seja, pode trabalhar 20h semanais off-campus. Ao final dos estudos, caso queira, o aluno pode solicitar o PGWP (Post Graduation Work Permit), uma permissão de trabalho que alunos graduados em colleges e universidades públicas canadenses recebem ao final do curso. Além disso, se o objetivo final for a Imigração, o curso adiciona pontos no processo. Dentre as vantagens, estão ainda permissão de trabalho full-time para o cônjuge do estudante, durante o período de aulas, e acesso a ensino público gratuito para os filhos.

O valor dos cursos pode variar bastante, pois depende de vários fatores, como a província, a duração, a área. Em British Columbia e Alberta, por exemplo, a média de valor anual é de 15 mil dólares canadenses. Já na província de Ontário, 14 mil dólares canadenses, enquanto no Quebec, esse valor é de 13 mil dólares canadenses para cursos AEC e DEC, e 19 mil para um curso DEP. Em New Brunswick, Manitoba, Nova Scotia e Prince Edward Island, a média anual é a partir de 8 mil dólares canadenses a 13 mil.

A Hi Bonjour oferece opções de Colleges nas províncias do Quebec, Ontário, British Columbia, Manitoba, Alberta, Nova Scotia, New Brunswick e Prince Edward Island. As instituições oferecem cursos nas áreas de Humanas, Saúde, Exatas e Tecnologia, como Marketing, Business, Comércio Exterior, Design, Animação, Efeitos Especiais para Cinema, Design de jogos, Moda, Engenharia civil, Elétrica, Mecânica, Arquitetura, Farmácia, Química, Enfermagem, Tecnologia da Informação, Turismo, Hotelaria, Gastronomia, etc.

Destinos

FAQ

Se eu não tiver o nível de inglês ou francês necessário, como posso me inscrever em um College ou Universidade no Canadá?

Caso não tenha o nível mínimo de inglês, o estudante pode fazer o programa PATHWAY, que é o curso de inglês ou francês focado em estudantes que precisam melhorar o idioma para ingressar no College. Em alguns casos, é possível fazer esse programa no próprio College onde o aluno vai estudar, sendo assim, não é necessário fazer prova de proficiência ao final do Pathway.

Após terminar o College ou Universidade, como posso continuar o Canadá?

Tratando-se do Quebec, após terminar o College e o PGWP, é necessário passar pelo processo do programa de Imigração para solicitar a Residência Permanente. Por exemplo, pode ser feito através do PEQ – Programme de l’expérience québécoise – cujo programa tem duas modalides, o PEQ Estudo e o PEQ Trabalho. Para as demais províncias, além do processo federal, algumas delas contam com programas provinciais que podem ser mais rápidos e te dão mais chance de imigração. Se seu objetivo final for a Imigração, é extremamente importante levar em consideração todas as regras por província antes de escolher e começar seu

Quais benefícios um estudante de College e Universidade possui para ele e sua família?

Na província do Quebec, os estudantes têm direito aos mesmos benefícios, seja num college público ou privado. Após o curso, tem direito ao PGWP, o cônjuge recebe o work permit, filhos têm acesso à escola gratuitamente e o college privado pontua para a Imigração. Já no restante do país, apenas estudantes de college público ou Universidade têm direito a esses benefícios.

Quanto de dinheiro eu preciso comprovar ter na hora da solicitação do visto de estudo para o Canadá?

Para solicitar seu visto de estudante, é necessário comprovar que você pode se sustentar e sustentar os membros da família que acompanham você enquanto estiver no Canadá. Se você pretende estudar em uma província (fora do Quebec) por um ano, você precisará comprovar que tem o valor de 1 ano de curso + 10 mil dólares canadenses para o estudante. Se tiver família acompanhando, além desse valor, você deve ter + 4.000 dólares canadense para o primeiro membro da família e + 3.000 dólares canadenses por cada membro da família acompanhante adicional. Para o Quebec, você precisará comprovar o valor

Como a Hi Bonjour pode me ajudar a fazer um College no Canadá?

Contar com o suporte de uma agência especializada na área vai garantir que você não tenha nenhuma surpresa negativa e vai te dar toda a ajuda necessária para entender, por exemplo, o programa que melhor se encaixa no seu orçamento e no seu perfil. Oferecemos a Hi Bonjour Experience onde o estudante conta com nossa equipe desde o planejamento do programa, até questões como matrícula, pagamentos online dos colleges, seguro viagem, assessoramento para visto, e outros tantos detalhes que podem passar despercebidos. Assim, o estudante tem muito mais tranquilidade para se dedicar ao máximo a sua experiência.

Qual a diferença entre um College Público e Privado?

No Canadá, college público não significa que é gratuito. Na verdade, essas instituições recebem investimento público por parte do governo, daí a denominação de ‘público’. São instituições muito bem renomadas, com boa infraestrutura e que oferecem uma grande variedade de cursos. O estudante desse programa recebe uma permissão de trabalho part-time, ou seja, pode trabalhar 20h semanais off-campus. Ao final dos estudos, caso queira, o aluno pode solicitar o PGWP que é uma permissão de trabalho que alunos graduados em colleges e universidades públicas canadenses recebem ao final do curso. Além disso, se o objetivo final for a Imigração, o

Estudar no Canadá?

INICIE AQUI SEU PLANEJAMENTO