Intercâmbio de Estudo e Trabalho no Canadá

Oportunidade de aprender em sala de aula e ter experiência no mercado de trabalho.

O sistema educacional canadense tem várias opções de estudo que atende diversos perfis de estudantes. Um dos programas bastante procurados são programas de Estudo e Trabalho em Career Colleges, programas esses que dão aos estudantes não só a chance de aprendizado em sala de aula, mas a oportunidade de aprender na prática sobre o mercado de trabalho canadense e acrescentar ao currículo uma experiência de trabalho internacional. Os Career Colleges são colleges privados e estão entre os mais procurados pelos estudantes no Canadá por diversos fatores. 

O estudante tem direito à permissão de trabalho part-time (20h por semana) desde o primeiro dia de aula do college, o que é um fator muito importante na escolha dessa modalidade de intercâmbio. Os programas buscam oferecer exatamente as áreas de demanda do mercado de trabalho canadense e, atualmente, se concentram principalmente entre os setores de hotelaria, turismo, negócios, atendimento ao cliente e tecnologia. Estes cursos exigem do estudante um nível mais flexível de domínio do idioma, além disso, outra vantagem é que a tuition tem um valor mais acessível tendo uma média de 8 mil dólares canadenses por ano. 

O nível do idioma pode ser testado através de provas online disponibilizadas pelas próprias instituições e, caso o aluno ainda não apresente o nível exigido para o programa, ele pode estudar o idioma antes já no Canadá para ingressar no college. Algumas vezes, o estudante tem a opção de estudar na escola de idiomas do mesmo grupo do college ou, até mesmo, no próprio college. Esses programas são ideais para estudantes que já possuem algum nível de conhecimento da língua inglesa e desejam viver uma experiência de Estudo e Trabalho no Canadá, adquirindo novos conhecimentos sobre uma profissão enquanto trabalham e recebem seus salários em dólares canadenses.

Outro perfil de estudante que se encaixa nos Career Programs também são aqueles que ainda não sabem exatamente quais rumos profissionais desejam seguir ou se vão se adaptar ao país. Assim, tem a chance de vivenciar a realidade do dia-a-dia e do mercado de trabalho local e posteriormente, há a possibilidade de traçar um plano de imigração caso seja o objetivo final. Por ter um valor mais em conta, essa pode ser uma alternativa mais adequada por ser um investimento mais baixo se comparado a um college público. Além disso, career programs são ainda uma boa opção para estudantes que já possuem uma boa pontuação no Express Entry mas precisam aprimorar os conhecimentos do idioma, possibilitando que sejam chamados para aplicar ao processo de imigração enquanto ainda estão no Canadá. É importante ressaltar que os programas dos colleges privados não dão direito ao PGWP (Post Graduate Work Permit), exceto na província do Quebec e esse é um dos motivos pelos quais nesta província os valores da tuition desses dois tipos de college são similares.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp