Mercado de trabalho no Canadá volta a contratar

A economia do Canadá já mostra sinais de recuperação e o mercado de trabalho voltou a crescer com a reabertura de empresas e a recontratação de funcionários. Segundo as estatísticas do governo, só em Junho já foram criados quase um milhão de empregos, além dos que já haviam sido criados no mês anterior, com a taxa de desemprego que segue em queda e em Julho chegou a 10,9%. Mais da metade das vagas foram criadas em Ontário e Quebec, seguidas por British Columbia. Mas, outras províncias também seguem criando novos empregos, como New Brunswick que já tem 97% do que tinha antes da pandemia. 

Um ponto que já era esperado é que alguns setores estão se recuperando mais rápido do que outros. Mostrando assim, a importância de investimento em novas estratégias e habilidades para seguir no mercado, seja por parte das empresas, seja por parte dos trabalhadores. Dados mostram que há novos empregos sendo criados à medida que as empresas se preparam para retornar a algo semelhante às operações normais com restrições e novas medidas, como exames regulares dos trabalhadores, distanciamento social, uso constante de máscaras no local de trabalho, entre outras. E não é só por ordem do governo, mas os trabalhadores também estão mais preocupados com a saúde e segurança no trabalho do que antes, o que tem levado à criação de políticas internas em torno dessa questão e ao treinamento específico de funcionários. Algumas empresas estão respondendo a esse momento criando novos cargos na administração de saúde e segurança e novas maneiras de ter profissionais que possam trabalhar de maneira remota.

A dificuldade de fazer essa transição para os novos modelos de trabalho e de negócios ressalta o valor de algumas habilidades fundamentais que devem ajudar os trabalhadores à medida que o mercado evolui. Alguns exemplos seguem citados abaixo:

  • A orientação para o serviço refere-se a ser o tipo de trabalhador que procura ativamente maneiras de ajudar os outros, seja um cliente ou um colega. 
  • Instruir é a capacidade de treinar, orientar e treinar outras pessoas. 
  • A persuasão é uma aptidão para mudar a mente e o comportamento dos outros. 
  • Fluência de ideias é a capacidade de brainstorm e é considerada essencial em 70 por cento das ocupações, especialmente nas indústrias criativas e nas ciências.
  • A memorização, a capacidade de lembrar termos, números e detalhes podem parecer menos importantes agora que as informações são facilmente acessíveis digitalmente. Mas, para algumas ocupações é preciso ser capaz de memorizar procedimentos, nomes e detalhes de imediato e, em seguida, reuni-los rapidamente de uma forma que um computador não consegue.

A previsão do mercado de trabalho tem revelado que os empregos voltados para o serviço ao cliente, criativos ou altamente técnicos têm probabilidade de crescer em importância, impulsionados pelas habilidades cognitivas e sociais, coisas que não se pode terceirizar para uma máquina. Veja abaixo algumas ocupações que seguem sendo tendência mesmo durante esse momento:

  • Desenvolvedores
  • Representantes de vendas e gerentes de contas
  • Balconistas e caixas de varejo
  • Enfermeiros e trabalhadores do setor de saúde
  • Motoristas de caminhão
  • Consultores de TI
  • Trabalhadores de Call Center
  • Engenheiros
  • Analistas e gerentes de Marketing
  • Assistentes administrativos
  • Profissionais da área financeira e de negócios

Com o atual momento, é importante estar preparado para o mercado, seja para mudar de carreira ou para se atualizar e não ser deixado de fora. E para quem pensa em estudar no Canadá visando uma possibilidade de residência permanente posteriormente, seguir os dados para acompanhar o mercado do país é importante para escolher a área e os programas dentre as várias possibilidades existentes. As instituições de ensino estão atentas e oferecendo programas que preparam os alunos para as novas tendências do mercado de trabalho. Programas na área Marketing e Comunicação Digital, Business e ainda setores da Tecnologia, que já eram uma bastante procurados, agora tem ainda mais força e podem ser ótimas apostas para quem quer se colocar no mercado de trabalho canadense de forma rápida e eficiente.

Você tem interesse em conhecer melhor os programas oferecidos pelos colleges canadenses que podem ser seu primeiro passo para fazer do Canadá sua residência permanente? É só entrar em contato com a gente pelo email: contato@hibonjour.com.br 

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp