Mudanças na Imigração do Québec favorecem os cônjuges no processo PEQ

581a2b88793aa.image

Hoje o Ministério da Imigração do Québec anunciou algumas mudanças importantes em seus programas de Trabalhador Qualificado, Investidor e Programa de Experiência Quebecois, o famoso PEQ. Estas mudanças refletem a tendência de todas as províncias do Canadá e também do governo Federal, que é oferecer opções de imigração não só para o estudante internacional, mas também para seu cônjuge que está trabalhando no Canadá. E o Québec mostra com estas mudanças que vai adotar esta linha também.

 

O Ministério do Québec divulgou alguns números atuais que assustam e realmente alguma mudança precisava ser feita. Em 1 de janeiro de 2018, o Ministério tinha em torno de 56 mil candidatos selecionados para uma das categorias econômicas da província. Dentre estes, 38.500 na categoria Trabalhador Qualificado e 17.500 na categoria de business. O atraso no processamento retardando a entrada destas pessoas no mercado de trabalho e no Québec só levou o governo a suspender novos processos de 1 de abril a 15 de agosto de 2018 para aplicações recebidas de fora do Canadá. Com esta decisão o governo anuncia que não irá respeitar a cota de 5 mil de 2018 anunciada anteriormente. Lembre-se que o PEQ não está suspenso o processamento. O Mon Project para quem está dentro do Canadá continua podendo ser aplicado.
Vamos entender abaixo as mudanças ocorridas que entrarão em vigor em Agosto de 2018.

 

Programa de Experiência Quebecois:

– O cônjuge que acompanha o estudante internacional com um open work permit (visto de trabalho aberto) passa a ser elegível para o processo de imigração pelo PEQ Trabalho.  Antes não se qualificava por ter open work permit. Antes apenas os estudantes internacionais poderiam aplicar para o PEQ Trabalho se o curso escolhido não entrasse no PEQ Estudo. Ou trabalhadores qualificados com visto fechado de trabalho também poderiam aplicar para esta categoria.

– Também passa a se aceitar os NOC (National Occupational Classification) C e D. Antes só era aceito os NOC 0, A e B.

O NOC C seria para pessoas que trabalham com ocupações que necessitam de treinamentos específicos e que necessitam de uma formação de Ensino Médio. O NOC D seria para empregos que você precisa ter um curto treinamento ou empregos que o treinamento é feito no próprio trabalho e não necessita nenhum tipo de diploma para realizá-lo.

 

Programa de Trabalhador Qualificado:

– Mudanças na pontuação referente a Oferta de Trabalho (que era no máximo de 10 pontos na tabela) e na estadia no Québec (que era no máximo de 5 pontos).

 

Programa de Investidor

– Subiram o limite de investimento que antes era de 800 mil e agora será de 1.2 milhão. Os candidatos precisarão de um patrimônio líquido de 2 milhões e legalmente adquirido, ao invés dos atuais 1.6 milhão.

 

E por fim, o governo do Québec está analisando a possibilidade de trazer novos programas para a área de empreendedorismo e para trabalhadores autônomos. Esta segunda já tem um programa federal bem interessante e pouco explorado no mercado de imigração.

 

As mudanças na imigração são sempre focadas para diminuir o tempo de processamento. Estas mudanças específicas são para entrar em vigor em agosto de 2018. Nos resta continuar acompanhando as notícias e aguardar!

Clique aqui para encontrar a tabela oficial de NOC.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp