NEW BRUNSWICK: Província de oportunidades e baixo custo de vida

A maioria das pessoas que busca intercâmbio ou processos de imigração para o Canadá termina sempre  buscando as cidades mais conhecidas: Toronto, Montreal ou Vancouver. Mas, o país vai além das suas três maiores cidades e, sem saber, você pode estar deixando passar a chance de morar em uma província que atende ainda melhor o seu perfil. Uma das províncias que tem se destacado nos últimos anos é New Brunswick, que tem investido em programas de imigração para atrair novos moradores e tem se mostrado uma ótima oportunidade para quem quer mudar de endereço de vez e fazer do Canadá sua nova casa. 

Sendo uma das menores províncias do Canadá (72.908 km²), New Brunswick é uma está localizada na costa leste do Canadá e é o lar de uma pequena população de menos de 800.000 habitantes. Ela faz parte da região conhecida como ‘Províncias do Atlântico’ que incluem ainda Newfoundland and Labrador, Nova Scotia e Prince Edward Island. As estações do ano são bem definidas o que proporcionam belíssimas paisagens e atividades durante todo o ano. E para os brasileiros, New Brunswick ainda conta com um diferencial: mais de 50 praias ao longo da província com água de temperatura muito agradável para curtir bem o verão! 

Segundo o governo provincial, New Brunswick enfrenta atualmente um momento onde a população local está envelhecendo ou mudando de província, o que tem levado a uma escassez significativa de trabalhadores qualificados. Existem aproximadamente 3.200 empregos não preenchidos listados no NBjobs.ca e as estatísticas mostram que por volta de 2032, haverá um aposentado para cada trabalhador ativo em New Brunswick. Um novo estudo de impacto econômico conduzido pelo Conselho Multicultural de New Brunswick mostra que quase 7 mil imigrantes e residentes não permanentes foram adicionados à força de trabalho entre 2011 e 2016. O relatório também diz que eles adicionam aproximadamente $ 168 milhões anualmente ao orçamento da província. 

Atualmente, os imigrantes representam 4.6% da população da província e a maioria mora nas cidades de Fredericton, Moncton e Saint John. Já os seus países de origem, por ordem de maior quantidade, são: EUA, Reino Unido, China, Alemanha, Coréia do Sul, Filipinas, Síria, Holanda, Índia e França. Para estudantes, esse dado mostra a possibilidade de uma imersão ainda maior nos idiomas e a possibilidade de vivenciar diferentes culturas. 

O baixo custo de vida também é um atrativo da província, o que possibilita muitas pessoas de realizarem o sonho de fazer um college canadense ou ainda colocar em prática os planos de imigração. Para se ter uma ideia, em Fredericton (capital da província), o aluguel de um apartamento de um quarto, no centro, custa algo de torno de $856. Ou ainda os gastos básicos mensais com eletricidade, aquecimento, água (para um apartamento de 85m2) pode girar em torno de $153 mensais.

Outros exemplos:

  • 1 litro de gasolina: $ 1,20
  • Passe mensal de transporte público: $80
  • 1 litro de leite: $2,59
  • Refeição em restaurante popular: $15
  • Combo em restaurante fast food: $9,50
  • Internet: média de $80 (mês)

De acordo com o Governo do Canadá, a província registrou um número recorde de recém-chegados em 2018: 4.610 residentes permanentes. Número cuja tendência é crescer pelos próximos anos. Entre os que buscam novas oportunidades na província, está a brasileira Andressa Arruda, de 36 anos, que, em setembro deste ano, começa o curso de Business Administration – Marketing, na NBCC – New Brunswick Community College. 

Segundo ela, a província de New Brunswick foi a chave para a realização de um sonho já que o custo de vida e ainda os preços de college são mais acessíveis. Foram quase 2 anos de planejamento até chegar à Moncton, cidade pela qual se apaixonou durante suas pesquisas. “É uma província onde há muita receptividade com os imigrantes. As pessoas que conhecemos sempre nos parabenizam pela coragem e comentam sobre a demanda de profissionais que existe aqui”, afirma. Ela veio com o esposo e as duas filhas (de 12 e 7 anos) e conta que é possível ver em vários lugares anúncios de vagas de emprego. 

Andressa Arruda e família

Segundo o boletim provincial, em julho de 2019, houve 4.365 anúncios online de emprego e 64% desses empregos estão localizados nas cidades de Fredericton, Moncton ou Saint John. A atual taxa de desemprego na província é de apenas 7,20% e algumas das habilidades mais solicitadas nos anúncios de emprego são: trabalho em equipe, boa comunicação oral e escrita, integridade, confiabilidade, bilíngue (inglês e francês), entre outras. Em New Brunswick, há uma ampla variedade de oportunidades de carreira, benefícios e recursos de procura de emprego e outros serviços para ajudar os imigrantes na integração e na estabilidade profissional necessárias para recomeçar no novo endereço. 

Categorias de ocupações com maior demanda (por ordem):

  • Vendas e serviço
  • Negócios, finanças e administração
  • Comércio e transporte
  • Ciências Naturais e Aplicadas
  • Educação, Direito e Serviço Social 

Programas Provinciais de Imigração

A província conta com seu próprio programa de imigração, o New Brunswick Provincial Nominee Program (NBPNP) que acelera o processo de requerimento de residência permanente para trabalhadores qualificados, bem como empresários experientes e seus familiares que querem se estabelecer em New Brunswick e assim, contribuir para a economia local. Como muitas outras províncias, NB tem seus próprios fluxos de programas de imigração e o NBPNP tem como alvo determinados grupos e critérios de elegibilidade que variam dando ainda mais chances para que você encontre o programa que mais se encaixa no seu perfil.

Há ainda o programa Atlantic Immigration Pilot que é um caminho para a residência permanente de trabalhadores qualificados e graduados internacionais que querem trabalhar e morar em uma das 4 províncias do Atlântico do Canadá – além de New Brunswick, Newfoundland and Labrador, Nova Scotia e Prince Edward Island. Esse é um programa projetado para ajudar os empregadores da região a contratar candidatos qualificados para trabalhos que não puderam preencher localmente. Para imigrar através desse programa, o candidato deve ser um graduado recente em uma instituição pública da região ou um trabalhador qualificado que atenda aos requisitos do programa.

Dentro do Atlantic Immigration Pilot há três possibilidades: 

  • Atlantic International Graduate Program
  • Atlantic High-skilled Program
  • Atlantic Intermediate-skilled Program

Fontes:
Economic Immigration Lab https://www.economicimmigrationlab.org/
New Brunswick Multicultural Council http://www.nb-mc.ca/
Statistics Canada  https://www.statcan.gc.ca/eng/start
New Brunswick Jobs https://www.nbjobs.ca/
Government of New Brunswick https://www2.gnb.ca/
New Brunswick Tourism https://www.tourismnewbrunswick.ca/

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp