Novas mudanças no processo de imigração do Quebec

Esta semana foram publicadas as novas mudanças referentes ao processo provincial de imigração do Quebec, o Programme de l’expérience québécoise – PEQ, que já estavam sendo aguardadas e gerando muita expectativa. Segundo o governo, elas foram projetadas para responder melhor à demanda do mercado de trabalho e facilitar a integração plena dos imigrantes na sociedade de Quebec, inclusive, no que diz respeito ao idioma. A maioria das alterações entra em vigor a partir de 1º de novembro de 2019, com algumas exceções que entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2020.

PEQ Estudo

Essa modalidade do PEQ estava suspensa desde julho deste ano e os candidatos que pretendiam aplicar por esta opção estavam aguardando as mudanças. Agora vai ser retomado, mas algumas pessoas foram diretamente afetadas, pois alguns cursos não são mais elegíveis ao processo.

A partir de 1º de novembro de 2019, os graduados no Quebec podem novamente enviar solicitações para seleção permanente no âmbito do PEQ, mas é preciso ficar atento às novas condições de seleção. Lembrando que: essas mudanças se aplicam a todos os pedidos, tenham sido enviados antes ou depois dessa data.

A partir de 1º de novembro de 2019, os diplomas do Quebec admissíveis no PEQ são:

– Bacharelado (graduação universitária)

– Mestrado

– Doutorado (PhD)

– Diploma de Estudos Universitários – Técnico (DEC)

-Diploma profissional (DEP), com ou sem atestado de especialização profissional (ASP), obtido consecutivamente, atestando um mínimo de 900 horas de estudo

– Atestado de especialização profissional (ASP) atestando no mínimo 900 horas de estudo

– Atestado de estudos colegiais (AEC) atestando um mínimo de 900 horas de estudo

Quem é elegível para aplicar pelo PEQ Estudo?

Para serem elegíveis ao PEQ Estudo, esses atestados ou diplomas devem ser incluídos na Lista de Áreas de Treinamento do PEQ – Graduados. Esta lista contém as áreas de treinamento no Quebec que melhor respondem às necessidades do mercado de trabalho.

Confira AQUI a lista oficial.

Os candidatos também devem ter concluído um mínimo de 900 horas de estudo full time no Quebec ou, se seu atestado ou diploma atestar mais de 1.800 horas de estudo, eles devem ter vivido no Quebec por pelo menos metade da duração de seu programa de estudos.

Por fim, para programas de estudo entre 900 horas e 1.800 horas, os candidatos devem ter 6 meses de experiência de trabalho full time no Quebec, adquiridos após o programa de estudos e precisa ser na mesma área do curso.

PEQ Trabalho

A partir de 1º de novembro de 2019, os trabalhadores temporários estrangeiros qualificados para o PEQ devem:

  • Manter um emprego na Lista de Trabalhos sob Demanda elegíveis no componente PEQ – Trabalho. Esta lista é composta pelas atividades e profissões mais procuradas no mercado de trabalho do Quebec.
    Para acessar a lista, é só clicar AQUI.
  • Para empregos nos NOC’s 0, A e B: manter um emprego que esteja na Lista de Empregos em Demanda elegível no componente PEQ – Trabalho por um período mínimo de 12 meses durante os 24 meses anteriores à apresentação do pedido.
  • Para empregos nos NOC’s C e D: manter um emprego que esteja na Lista de Empregos sob Demanda elegíveis por um período mínimo de 18 meses durante os 24 meses apresentação anterior do pedido.
  • Para profissões regulamentadas: ter respeitado os requisitos de emprego estipulados na Classificação Nacional do Trabalho e as condições específicas da oferta de emprego

Além disso, o trabalho realizado NÃO pode ser sob a forma de trabalho independente ou para uma empresa controlada pelo próprio candidato de qualquer forma.

MUDANÇAS EM RELAÇÃO AO IDIOMA

Além disso, o Quebec adicionou uma mudança importante relacionada ao idioma. A partir de 1º de janeiro de 2020, o cônjuge do aplicante principal também deve demonstrar conhecimento do francês (nível 7 ou 8 na Échelle québécoise des niveaux de compétences en français des personnes immigrantes adultes)

E apenas os seguintes meios são admissíveis para atestar o conhecimento de francês:

– resultado de um teste padronizado

– cumprimento dos requisitos linguísticos de uma ordem profissional

– conclusão bem-sucedida de pelo menos três anos de estudos secundários ou pós-secundários realizados inteiramente em francês

Atestado da aprendizagem dos valores democráticos e do Quebec

Por fim, a provincial acrescentou uma nova condição de seleção a partir de 1º de janeiro de 2020. É o Atestado de aprendizagem dos valores democráticos e do Quebec expressa na Carta de Direitos Humanos e Liberdades do Quebec que, segundo o governo, entrará em vigor para promover uma melhor integração dos imigrantes na sociedade da província. O exame será aplicado a todos os programas de imigração econômica (PEQ, PRTQ, Programa de Trabalhadores Independentes, Programa para Empreendedores e Programa para Investidores).

Esta nova condição será aplicada aos candidatos principais, seus cônjuges (com 16 anos ou mais) e filhos dependentes com 18 anos ou mais. No entanto, não se aplica a cidadãos estrangeiros que tenham uma condição médica que os impeça de obter o atestado.

NOTA DA HI BONJOUR:

O texto acima foi retirado do site oficial do governo, em livre tradução.

Nossa equipe está em contato com consultores de imigração parceiros (especializados nos processos do Quebec e regulamentados pela província) para analisar alguns pontos. Esses consultores estão buscando esclarecimentos sobre algumas questões junto às fontes oficiais do governo para passar as informações da maneira mais clara e objetiva possível. Mas, sempre ressaltando que há margens para interpretação pessoal.

As instituições de ensino do Quebec também estão se atualizando sobre essas novas mudanças.

A equipe Hi Bonjour segue acompanhando e se atualizando para que nossos estudantes e parceiros recebam os esclarecimentos necessários sobre as novas mudanças e possam, de forma tranquila e com planejamento, seguir seus planos de estudar e trabalhar no Quebec. Contem conosco!

Para acessar o site do governo com todas essas informações é só clicar AQUI.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp