Novas Regras do Programme de l’expérience québécoise (PEQ) entram em vigor

Após uma tentativa de mudar o Programme de l’expérience québécoise (PEQ) no em 2019, a província do Quebec voltou atrás e realizou consultas com alguns setores da sociedade civil e volta a anunciar em maio de 2020 a nova reforma no programa PEQ. Segundo o governo, entre os objetivos dessa medida estão uma melhor integração dos trabalhadores imigrantes no mercado de trabalho e uma seleção mais eficiente para atender às necessidades de mão de obra existentes, além disso o governo reforça a necessidade do idioma francês para facilitar essa integração na província. 

As novas regras entraram em vigor no dia 22 de julho de 2020. Além das mudanças nas regras para quem estuda e trabalha no Quebec, também foi alterado o tempo de processamento dos processos de residência permanente. O CSQ (Certificado de Seleção do Quebec), por exemplo, antes era emitido em 20 dias após aplicação e, com a nova regra, passará a ser processado em pelo menos 6 meses.

Uma cláusula de transição também foi anunciada. Portanto, essa reforma não afetará graduados internacionais que já aplicaram ao PEQ Estudo ou que vão receber um diploma até 31 de dezembro de 2020. Os trabalhadores estrangeiros temporários residentes no Quebec, que trabalhem nos NOCs C ou D e que possuem uma permissão de trabalho válida emitida antes de 22 de julho de 2020 também vão poder se beneficiar das regras anteriores do PEQ Trabalho.

Confira abaixo as principais mudanças realizadas pelo Ministério Ministério de Imigração, Francisação e Integração do Quebec:

Trabalhador estrangeiro temporário (PEQ TRABALHO)

– Os trabalhadores temporários estrangeiros agora terão que acumular entre 24 e 36 meses de experiência de trabalho nos NOCs 0, A ou B em período integral durante os 36 meses anteriores ao pedido de seleção permanente. Além disto, o tempo para obtenção da residência permanente pelo PEQ Trabalho aumentou de 3 anos para cerca de 4 anos e meio (tempo de trabalho + tempo do processo provincial + tempo do processo federal).

Fonte: https://immigrantquebec.com/fr/consulter/actualites/comprendre-la-reforme-du-peq

Diploma de estudos no Quebec (PEQ ESTUDO)

– A partir de agora, a experiência de trabalho em tempo integral de 12 ou 18 meses será exigida para estudantes estrangeiros que desejam enviar uma solicitação de seleção permanente ao PEQ Estudo. A experiência de trabalho deve ser realizada num período de 36 meses antes da aplicação do CSQ (Certificado de Seleção do Quebec).

Para quem escolher fazer um DEC, será necessário uma experiência de trabalho após o curso de 12 meses nos NOCs 0, A ou B e para quem escolher cursar um DEP será necessário uma experiência de trabalho de pelo menos 18 meses nos NOCs 0, A, B ou C após a conclusão do diploma. Na categoria C, a área de trabalho deve estar relacionada ao curso de formação.

Além de respeitar o NOC, também será necessário estar trabalhando no período da aplicação. O tempo de processamento da residência permanente pelo PEQ Estudo também aumentou de 2 anos para até 4 anos e meio, além do tempo de estudo.

Por exemplo, um estudante que cursa um DEP com duração de 18 meses meses, terá que trabalhar mais 18 meses para aplicação do CSQ. O tempo do processamento da etapa provincial de imigração será de 6 meses o da etapa federal 24 meses. Somando a duração do curso, do trabalho e do tempo completo do processo de imigração provincial e federal, vai se levar pelo menos 5 anos e meio à 6 anos entre o início dos estudos e a conquista da tão sonhada residência permanente.

Os cursos elegíveis ao PEQ Estudo permanecem os mesmos:

  • le diplôme d’études collégiales (DEC) techniques;
  • le diplôme d’études professionnelles (DEP) d’une durée de 1 800 heures ou plus;
  • le diplôme d’études professionnelles (DEP) suivi d’une attestation de spécialisation professionnelle (ASP) sanctionnant un minimum de 1 800 heures de formation continue et menant à un métier donné.
  • le baccalauréat (1er cycle universitaire);
  • la maîtrise (et le MBA);
  • le doctorat.
Fonte: https://immigrantquebec.com/fr/consulter/actualites/comprendre-la-reforme-du-peq

O comunicado oficial pode ser acessado nesse link AQUI. A Hi Bonjour segue acompanhando as atualizações e a oficialização das mudanças.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp