OUTONO CANADENSE

Momento ideal para explorar as belezas naturais do True North

Pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade: o Outono é a estação mais charmosa do Canadá. Uma perfeita transição entre a agitação dos dias quentes e a calmaria do inverno e o momento mais lindo para admirar as paisagens do país. Como por aqui as estações do ano são bem definidas, durante o Outono é possível observar bem a mudança no clima e nas arvóres, que variam seus tons entre vermelho, laranja e amarelo. Tem ainda muitas folhas no chão, principalmente a ‘maple leaf’ – símbolo do Canadá-, que terminam virando cenário para lindos registros.

Para completar o clima, em outubro é o mês do Thanksgiving e do Halloween, duas datas bem celebradas no país e que rendem decorações, ceias, festas e muitas atividades para todas as idades e para os mais variados gostos. E, claro, nenhum outono está completo sem participar de uma colheita de abóboras! Por todo o país, as pessoas reúnem amigos e família e visitam uma fazenda na busca da abóbora perfeita para a tradicional “jack-o’lantern” e ainda para aquela receita favorita. 

TEMPERATURA

Além disso, a temperatura ajuda a completar o cenário. Com os dias ainda não tão frios e aqueles mais quentes ficando para trás, é hora de aproveitar para caprichar nos cachecóis, botas e cardigans. Oficialmente, a estação acontece entre os dias 22 de setembro e 21 de dezembro e é importante estar preparado para se agasalhar bem, pois a temperatura varia e pode cair bastante. À noite, a média é de 5 graus C, mas durante o dia, principalmente, sendo em um dia ensolarado, os termômetros podem chegar a 18 ou 19 graus.

Porém, como estamos falando de um país tão grande, isso pode variar entre as províncias. No Quebec, por exemplo, no final da estação, a temperatura já cai bastante e começa a ficar negativa. Inclusive, com a possibilidade de cair a primeira neve do inverno (mesmo antes do inverno). Em Ontário, mantém-se uma média entre 10 e 12 graus positivos, mas à medida que o inverno se aproxima, começa a ficar mais frio também. Já em British Columbia, o clima é mais ameno durante o ano todo e a média nessa época do ano varia entre 10 e 15 graus, tendo como diferença dessas outras duas o fato de que chove bastante na província.

O QUE FAZER

Por todo o país, há várias atividades ao ar livre e que podem ser feitas entre amigos, casais ou com toda a família. E o melhor: sem gastar muito. Até porque o melhor do outono está na beleza da natureza por todo o lugar e isso é gratuito.

Mas, vale lembrar que para aproveitar o outono no Canadá não é preciso ir muito longe. Mesmo nas grandes cidades, os parques fazem parte desse cenário que parece saído dos filmes. Listamos algumas opções nas províncias onde ficam nossos escritórios. Então, uma coisa é certa: nós vimos de perto e pudemos confirmar a beleza real desses locais.

ONTARIO

High Park – Toronto

O maior parque público de Toronto é uma excelente fuga da correria do dia a dia para curtir a natureza ainda na cidade. Com trilhas para caminhadas, instalações esportivas, parques infantis, áreas para piquenique, parques para cães, restaurantes e a lista de atrações continua. O local é palco de vários festivais ao longo do ano e durante o Outono é uma ótima opção para curtir a estação e fazer muitas fotos.

Para chegar no parque é muito fácil.  Para quem usa o transporte público, é só descer na estação de metrô High Park que na linha Bloor-Danforth, entre as estações Keele e Runnymede. A entrada norte do parque fica a dois minutos a pé da estação. Se for de ônibus, a linha é a 80 Queensway, que circula entre a estação de metrô Keele e Sherway Gardens. É só descer na parada da Howard Park Avenue, na Parkside Road.

Dundas Peak – Hamilton

O Dundas Peak é um lindo local durante todo o ano, mas é mais visitado no outono por causa da paisagem. Localizada a apenas uma hora de Toronto, a Dundas Peak Trail tem quase 4km de  um lindo visual durante toda a sua extensão e pode ser acessada pela Área de Conservação Spencer Gorge.

Entre as atrações do local está ainda a Webster’s Falls – uma das cachoeiras mais visitadas em toda a cidade, devido à sua acessibilidade. Outra cachoeira famosa é a Tew’s Falls, a mais alta de Hamilton com 41 metros de altura. A trilha continua até o ponto mais panorâmico com vista para as cidades e para a paisagem do vale de Dundas.

QUEBEC

Parc du Mont Royal – Montreal

O Mont Royal é um dos pontos turísticos mais visitados de Montreal durante todo o ano, mas no Outono ele toma cores que o deixam ainda mais lindo. Localizado a apenas 15 minutos do centro da cidade, por lá é possível fazer trilhas, andar de bicicleta, fazer picnic e ainda ter um lindo visual da cidade.


É possível chegar bem próximo do pico do Mont Royal de transporte público ou de carro, mas o mais legal é subir a partir da Avenue du Parc e ir descobrindo os caminhos, admirando o visual até chegar lá em cima e não precisa se preocupar porque o caminho é bem acessível. Ainda no Mont Royal tem o Beaver Lac/Lac aux Castors, lugar de uma atmosfera maravilhosa e que rende lindos registros nessa época do ano.

Como chegar: Para quem quer chegar o mais perto possível do pico do Mont Royal indo de transporte público, é só pegar a linha de metrô laranja (direção Motmorency) e descer na estação Mont Royal e depois, pegar o ônibus 11 e descer na parada Belvédère Camillien-Houde.

Mont Tremblant – Ville de Mont-Tremblant

Mont Tremblant é um dos lugares preferidos na província do Quebec, com lindas paisagens e muitas atividades durante todo o ano. É ideal para quem quer passar um fim de semana diferente fora da cidade, pois além da beleza natural, das trilhas, tem ainda uma vila com muitas atividades, ótimos restaurantes e para hospedagem, há opções para diferentes orçamentos.

Mas, também é possível fazer um bate-volta, pois fica a apenas a 1h40min de Montreal. Ou seja, uma curta viagem e sempre há muito o que fazer. Mas, com as cores do Outono tão intensas, curtir o visual do Mont Tremblant, certamente, é a principal atração. Quer uma prova da beleza desse lugar? Olha só esse vídeo AQUI.

BRITISH COLUMBIA

Stanley Park – Vancouver

Se a ideia é curtir as natureza sem sair da cidade grande, em Vancouver, o Stanley Park é o lugar certo pra isso. De ônibus, ele fica a apenas 10 minutos do centro e há inúmeras opções de atividades no maior parque urbano da cidade que tem suas árvores e a vegetação tomadas pelas cores impressionantes do outono.

Uma dica: alugar uma bicicleta e curtir o visual de ponta a ponta. É uma ótima opção para ir descobrindo os caminhos e  parando nos pontos mais legais para belos registros. Mas, também é possível fazer o percurso caminhando ou ainda em algum ônibus de excursão.

O local abriga artefatos históricos, monumentos famosos, alguns ligados às Primeiras Nações, além de jardins impressionantes, restaurantes e até praias. São 400 hectares de floresta tropical natural e vistas panorâmicas que misturam água, montanha, árvores majestosas e ainda uma ampla variedade de experiências inesquecíveis, incluindo o maior aquário do Canadá.

Capilano Suspension Bridge Park – North Vancouver

Localizada a aproximadamente 15 minutos de carro do centro de Vancouver, a icônica Capilano Suspension Bridge é um marco da cidade. Parada obrigatória para visitantes e moradores locais, a famosa ponte que fica sobre o Capilano Canyon, é uma das atrações mais populares do Canadá. O Parque oferece aos visitantes uma mistura única de aventura, história e cultura, o que torna essa atração uma experiência imperdível em British Columbia.

A famosa ponte tem 137 metros de extensão e fica suspensa 70 metros acima do rio Capilano. De cima da ponte, o visual é de tirar o fôlego! Mas, o parque tem outras atrações, como a “cliffwalk”. Uma trilha que leva os visitantes pela vegetação da floresta tropical em uma série de passarelas suspensas.

Para mais informações sobre valores e horário de funcionamento, só acessar o site oficial do Capilano Suspension Bridge Park.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp