PATHWAY: A importância do programa para iniciar um college no Canadá

Será que meu inglês é suficiente para cursar um college no Canadá?
E se eu não passar no teste de admissão ou de proficiência que a instituição exige?
Algumas pessoas passam por esse momento de dúvida quando estão fazendo o planejamento para estudar no Canadá. Para um estudante internacional ingressar em um college ou Universidade canadense é exigido um certificado de proficiência no idioma ou é preciso passar por um teste de admissão da própria instituição.

Os certificados mais comuns são o IELTS e o TOEFL ou ainda, em alguns casos, o teste próprio do college, mas vale ressaltar que o nível exigido não é sempre o mesmo para todas as instituições. Essas opções assustam muita gente, pois não é preciso apenas saber o inglês do dia a dia, mas é necessário ter profundo conhecimento do idioma em diferentes módulos: Reading, Listening, Writing and Speaking.

Além disso, as aulas do college ou universidade exigem bastante do aluno de forma acadêmica para assistir às aulas, apresentar seminários, escrever projetos, etc. Uma das melhores alternativas para quem ainda não está tão seguro com o idioma é o PATHWAY. Um programa voltado para preparação do estudante internacional que pretende ingressar em faculdades, universidades ou cursos técnicos no Canadá. Segundo Cristina Martins, Gerente de Marketing da Quest Language School, em Toronto, “o curso é um preparatório acadêmico focado no padrão do sistema de educação canadense”. Por isso, além de isentar o aluno de apresentar um certificado de proficiência em inglês, o aluno se prepara academicamente para fazer um curso em outro idioma de maneira segura e confortável para enfrentar os desafios da vida estudantil no exterior.

O tempo de programa varia de acordo com o nível de inglês de cada estudante, para isso é feito um teste de nivelamento para saber quanto tempo de programa será necessário para estar apto a ingressar no college. O estudante pode fazer esse teste ainda do Brasil, sendo uma entrevista, que geralmente é feita via Skype, uma prova gramatical, e ainda escrever uma redação. Porém, ao chegar ao Canadá, é necessário repetir os dois últimos para confirmar o nível em que o aluno vai começar o Pathway. Sendo assim, quanto mais avançado o nível de inglês do estudante, menos tempo de programa e com isso uma maior economia no orçamento.

Durante o programa, o estudante também vai aprender como lidar com o idioma de forma acadêmica, escrever artigos nos padrões canadenses, fazer apresentações orais de projetos, entre outras habilidades. Ainda mais especificamente, como explica Bruno Knopfel, da ILAC Toronto, “o programa tem foco em comunicação, leitura, estudo e técnicas de aprendizagem eficaz de livros acadêmicos, além de estratégias de anotações em palestras acadêmicas”, afirma. Nesta escola de idiomas, por exemplo, o Pathway Program inclui:

  • Apresentação oral
  • Técnicas para Exames
  • Pesquisa Acadêmica
  • Preparação para o TOEFL
  • Habilidades de pesquisa
  • Redações de 1500 palavras
  • Pensamento crítico
  • Gerenciamento de tempo

VISTO E PERMISSÕES

Caso a duração do programa seja menor que 6 meses, é possível estudar no Pathway com visto de turista ou, em alguns casos, apenas com o eTA (Electronic Travel Authorization). Mas, se a duração do curso for superior a 6 meses é obrigatório ter um visto de estudante. Mesmo assim, algumas pessoas preferem já sair do Brasil com o visto para evitar atrasos ou imprevistos no planejamento.

É importante ressaltar que, no Canadá, nenhum tipo de curso de idioma dá direito ao work permit e isso inclui o Pathway. Algumas pessoas têm dúvidas quanto a isso, pois é um programa diferenciado e muita gente pensa que visto de estudos, automaticamente, está ligado à permissão de trabalho, mas o estudante internacional só pode trabalhar a partir do primeiro dia de aula do college. A partir daí, o estudante poderá trabalhar até 20h por semana durante o período de aulas e full time nas férias. Lembrando ainda que os cônjuges dos estudantes internacionais recebem uma Open Work Permit que também só será válida a partir do momento em que as aulas do college começarem. Mas, nesse caso, a permissão será full time.

Quer saber mais detalhes sobre esse tipo de programa e as vantagens dele? Entra em contato com a gente pelo e-mail: contato@hibonjour.com.br

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário