Planos do Canadá para retomada das atividades – Covid-19

Após alguns meses de medidas restritivas para conter o Covid-19,  as províncias e territórios do Canadá começaram a flexibilizar algumas ações impostas no início da pandemia. Os planos de reabertura variam entre as localidades, levando em cosideração a situação particular de cada província. Apesar do planejamento para retomada das atividades, o governo alerta que as ações podem ser adiadas ou modificadas, dependendo da situação. Os planos de reabertura já estão em prática e cada localidade tem tomado ações diferentes referentes às diferentes áreas da sociedade. Essa diferença existe, principalmente, pela quantidade de casos em cada região.

Aqui estão os planos de algumas províncias canadeneses:

Ontário

Todas as escolas da província estão fechadas, pelo menos, até o outono e a província tem um plano onde ainda não constam datas, mas seguem sendo atualizados com a população à medida que a situação melhora. 

Ontário começará a primeira fase de seu plano:

Reabertura de lojas que tenham porta exterior, sendo assim, os shoppings permanecem fechados. Também haverá a reabertura de concessionárias de automóveis, veterinários, empresas de cuidados com animais e construções. Ainda será possível utilizar de serviços de manutenção ou cozinha. 

No setor do lazer, abertura parcial de campos de golfe, marinas e clubes náuticos e reabertura de parques e acampamentos particulares, mas apenas para permitir os preparativos para a próxima temporada. Será permitida a prática de esportes sem contato, mas as piscinas permanecem fechadas.

Reinício gradual de cirurgias não emergenciais e dos serviços de saúde mental, assistência às vítimas e assistência aos refugiados.

segunda fase ocorrerá entre 2 e 4 semanas após a primeira:

Reabertura de mais locais de trabalho, por exemplo, na indústria de serviços, escritórios e empresas de varejo. Serão autorizadas algumas grandes reuniões públicas e reabertura de mais espaços ao ar livre. Concertos e eventos esportivos continuarão limitados.

terceira fase ocorrerá entre 2 e 4 semanas após a segunda:

Reabertura responsável de todos os locais de trabalho e flexibilização das restrições sobre reuniões públicas.

Quebec

A província suspendeu algumas restrições em maio, mas os planos de reabertura têm acontecido em diferentes fases dependendo do tipo de atividade e das áreas geográficas. Em abril, o governo autorizou a reabertura do setor de mineração, oficinas mecânicas, paisagismo e manutenção, além do setor de construção e renovação residencial. Em maio, as lojas de varejo estão reabrindo e as pessoas já começam a voltar às compras. Para que o comércio possa voltar a abrir, há várias medidas que devem ser seguidas para ter autorização de reabertura. Além disso, foram retirados os pontos de bloqueio entre as regiões que antes proibiam a circulação entre uma região e outra da província.

Outras importantes medidas do plano de reabertura da província: já são permitidas atividades esportivas de lazer individual ou em duplas, sem contato físico, em treinos livres, em locais de prática ao ar livre e reuniões ao ar livre em grupos de até 10 pessoas de um máximo de 3 famílias diferentes. Volta das atividades das empresas manufatureiras em todas as regiões do Quebec, sem restrições quanto ao número de funcionários.

As escolas primárias e secundárias da Região Metropolitana de Montreal seguem fechadas até o final de agosto e as creches poderão reabrir em junho. O governo já adiou a retomada das atividades na Grande Montreal duas vezes.

British Columbia

O plano de reabertura British Columbia será realizado em 4 fases.

Hospitais, creches para crianças de trabalhadores essenciais e aulas on-line, do Jardim de Infância ao 12º ano, fazem parte da primeira fase já em andamento. O governo anunciou um retorno opcional às aulas a partir de 1º de junho. O número de alunos na escola será limitado para incentivar a distância física. Os alunos irão para a escola a tempo parcial. As instituições pós-secundárias deverão abrir no outono.

segunda fase começou em maio com a reabertura de creches, retorno dos alunos do jardim de infância até a 12ª série (de forma voluntária); aumento das interações sociais com familiares ou amigos, mantendo uma distância física segura; reabertura de alguns restaurantes e de parques provinciais com acampamento permitido em  junho, mas apenas para residentes da província. 

terceira fase será em setembro e incluirá a reabertura dos cinemas (com um número reduzido de espectadores) e de hotéis. A quarta fase não tem data, pois acontecerá apenas quando a vacina estiver disponível ou um tratamento eficaz acessível e nessa fase será permitido mais uma vez grandes encontros, como concertos e congressos.

New Brunswick

A província de New Brunswick encontra-se na segunda das quatro fases de reabertura. Já houve a reabertura de campos de golfe, parques e praias, atividades de pesca e caça são permitidas e também o acesso de estudantes pós-secundários ao campus, bem como condução de serviços religiosos ao ar livre.

Ainda em maio, os restaurantes já foram autorizados a receber clientes e podem ser abertas lojas e escritórios considerados não essenciais, bem como estabelecimentos culturais, como bibliotecas, galerias e museus. Procedimentos cirúrgicos não emergenciais também já podem ser realizados. Reuniões de no máximo 10 pessoas agora são permitidas, mas apenas ao ar livre e respeitando a distância física. As pré-escolas e creches regulamentadas pelo Ministério da Educação começaram a reabrir também em maio, mas as escolas primárias permanecem fechadas até setembro.

Na 3ª fase (após duas a quatro semanas sem nova onda de casos), dentistas, quiropráticos, serviços de massagem, cabeleireiros, barbeiros, igrejas, academias e outras empresas locais serão liberados para retomar suas atividades. Grandes reuniões públicas somente serão permitidas quando o plano estiver em sua 4ª e última fase.

Manitoba

Assim como outras provícinas, Manitoba já começou seu plano de reabertura. A 

1ª fase está em andamento, onde serviços de saúde não emergenciais, cabeleireiros, lojas de varejo, bibliotecas, museus e galerias de arte, acampamentos e áreas de lazer ao ar livre já tiveram sinal verde do governo da província para retomar as atividades. O número de pessoas que podem usar esses locais ao mesmo tempo, porém, é limitado a 50% da capacidade normal do local ou a uma pessoa por 10 metros quadrados e a distância física ainda deve ser respeitada. As aglomerações têm sido sempre limitadas a 10 pessoas.

segunda fase começa no início de junho quando restaurantes, esportes sem contato físico para crianças, produção de filmes e salões de manicure e pedicure poderão voltar a funcionar. As escolas permanecerão fechadas pelo menos durante o resto do ano letivo, mas as creches podem ser abertas, porém limitadas a 16 lugares.

Alberta

As aulas para alunos do jardim de infância ao 12º ano não serão retomadas até setembro. Já, desde o início do mês de maio, o acesso é permitido a estacionamentos e áreas de descanso em parques provinciais. Somente os moradores da província podem reservar parques de acampamento neste verão. Também já foi autorizada a reabertura de campos de golfe e a retomada de certas operações cirúrgicas planejadas e não urgentes.

1ª fase do plano também conta com  a reabertura de creches, do comércio, de mercados de agricultores e de salões de beleza. Os cafés e restaurantes podem receber clientes com 50% da capacidade e as reuniões podem ser feitas em grupos de até 15 pessoas.

As 2ª e 3ª fases do plano dependem do sucesso da 1ª fase e vão incluir uma reabertura gradual das escolas, do jardim de infância à 12ª série, um aumento no número de operações cirúrgicas.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp