Possíveis Mudanças no PEQ para melhor integração no mercado de trabalho

Após uma tentativa de mudar o Programme de l’expérience québécoise no ano passado, a província do Quebec voltou atrás e realizou consultas com alguns setores da sociedade civil e volta a anunciar a reforma no programa em 2020. Segundo o governo, entre os objetivos dessa medida estão uma melhor integração dos trabalhadores imigrantes no mercado de trabalho e uma seleção mais eficiente para atender às necessidades de mão de obra existentes, além disso o governo reforça a necessidade do idioma francês para facilitar essa integração na província. 

Todos os estudantes internacionais agora devem ter expeirência de trabalho por pelo menos um ano para se candidatar ao PEQ. A duração desta experiência varia de acordo com o tipo de diploma. Por exemplo, um estudante precisará de dois anos de experiência em tempo integral nos últimos três anos para pessoas com um diploma DEP.

Será necessário um ano de experiência, nos dois anos anteriores à inscrição, para aqueles que obtiveram um diploma de bacharel, mestrado, doutorado ou DEC. Essas experiências não precisam necessariamente estar relacionadas à área de estudo, mas devem estar dentro dos NOCs 0, A ou B. 

Uma cláusula de transição também foi anunciada. Portanto, essa reforma não afetará graduados internacionais e trabalhadores temporários que já se inscreveram no PEQ, mas cujos arquivos ainda não foram processados.

No outono de 2019, numa primeira tentativa de reforma no PEQ, somente certas áreas de treinamento e trabalho, incluídas em uma lista que incluía muitas inconsistências, deam acesso ao PEQ. O governo retirou esse ponto da atual reforma e não há nenhuma lista nesta nova versão.

Confira abaixo o comunicado, em tradução livre, do site do Ministério Ministério de Imigração, Francisação e Integração do Quebec. 

MAIOR EXPERIÊNCIA DE TRABALHO

Para promver uma melhor integração, em francês, dos imigrantes na sociedade do Quebec e para garantir que eles atendam às necessidades do mercado de trabalho, o Governo do Quebec aumentará a experiência de trabalho do PEQ. 

Trabalhador estrangeiro temporário

– Os trabalhadores temporários estrangeiros agora terão que acumular 36 meses de experiência de trabalho em período integral durante os 48 meses anteriores ao pedido de seleção permanente. Uma medida de transição foi fornecida a todos os trabalhadores temporários estrangeiros com uma permissão de trabalho válida antes da entrada em vigor prevista nas próximas semanas do novo regulamento.

Diploma de estudos no Quebec

– Agora, a experiência de trabalho em tempo integral de 12 ou 24 meses de agora em diante será exigida para estudantes estrangeiros que desejam enviar uma solicitação de seleção permanente ao PEQ. Aqueles que possuem uma permissão de trabalho pós-diploma válida antes das mudanças atuais entrarem em vigor podem enviar sua solicitação na seção de trabalhadores estrangeiros temporários se preencherem as condições para se beneficiar da medida transitória prevista.

Conhecimento do Idioma Francês 

Aprender francês é um dos principais vetores para promover a integração bem-sucedida de imigrantes, tanto no mercado de trabalho quanto na sociedade de Quebec. Sendo assim, uma das mudanças é que os cônjuges dos aplicantes à residência também deverão demonstrar um conhecimento oral em francês. É também sobre o nível de francês necessário para obter a cidadania canadense. Esta medida só entrará em vigor daqui a um ano.

Programas-piloto

Alguns setores de emprego específicos continuam com uma alta demanda pela mão de obra e a imigração de trabalhadores qualificados deve ser capaz de contribuir para atender o mercado de trabalho. Sendo assim, o governo do Quebec pretende criar dois novos programas piloto de imigração permanente nas próximas semanas. 

Préposés aux bénéficiaires*

Durante anos, o Quebec enfrenta um problema de alta demanda de mão de obra com relação aos Préposés aux bénéficiaires em todas as regiões. Atualmente, os programas de seleção disponíveis para o Quebec não permitem a quantidade suficiente e eficaz nesse setor de emprego. De fato, desde 2013, apenas 115 atendentes beneficiários foram selecionados pelo PEQ e pelo PRTQ. A iminente implementação de um programa piloto permitirá reservar até 550 CSQs anualmente para a seleção de atendentes para os beneficiários.

*O atendente beneficiário fornece atendimento básico aos pacientes da terceira idade. Ele oferece assistência física para contribuir com a recuperação ou para ajudá-los a manter seu estado de saúde. Ele faz parte da equipe de enfermagem e ajuda os enfermeiros práticos. Ele comunica informações relacionadas à saúde e comportamento do paciente à equipe de saúde.

Indústria de inteligência artificial e TI

A inteligência artificial e o setor de TI estão no centro da estratégia de desenvolvimento econômico do Quebec. Esses setores estão em expansão e é essencial promover a atração e retenção de especialistas capazes de contribuir para a influência e a competitividade do Quebec nesses setores no cenário internacional. A implementação de um programa piloto visa enfrentar esse desafio. Este último permitirá reservar até 550 CSQs anualmente para a seleção de imigrantes que trabalham especificamente nessas áreas.

O comunicado oficial pode ser acessado nesse link AQUI. A Hi Bonjour segue acompanhando as atualizações e a oficialização das mudanças, inclusive, as datas que entrarão em vigor. Divulgaremos as informações oficiais à medida que o governo da província se pronunciar. 

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp