Profissões em demanda no Canadá: Contabilidade

Demanda por profissionais do setor cresce e valoriza cada vez mais o setor

A crescente economia do Canadá aliada à globalização contribui para uma forte demanda por contadores e auditores financeiros, profissionais que são cada vez mais requisitos no mercado canadense. Dados governamentais são otimistas no que diz respeito à oferta de mão-de-obra e esses dados incluem que “certo número de candidatos qualificados também deve vir da imigração”, mostrando assim as chances no setor para quem tem interesse em imigrar e seguir carreira no país.

Esse setor, para muitos, está ligado apenas a bancos, empresas de contabilidade, instituições financeiras que lidam com dinheiro e ainda imposto de renda. Embora esses sejam realmente alguns dos maiores empregadores do setor financeiro, há diversas outras oportunidades, principalmente porque a maioria das empresas possui um componente que requer experiência financeira interna. A profissão é bem remunerada e respeitada, o que para Francisco Megale Jr., diretor da Empresa MEGATAX Accounting LTD., é um dos grandes atrativos do mercado canadense. Atuando no Canadá desde 2008, ele afirma que “o profissional contador certificado não fica desempregado, tem uma excelente carreira e ganha bem. Podendo trabalhar por conta própria ou ainda em qualquer setor da indústria”. Para ele que atuou por 10 anos como auditor da Receita Federal, no Brasil, a valorização da profissão, aliás, é uma das grandes diferenças entre os dois países.

A perspectiva do governo canadense para o período 2017-2026 é de que a procura de profissionais nesta área deverá estar alinhada com a oferta de mão de obra. Segundo o Departamento de Emprego e Desenvolvimento Social do Canadá, para auditores e contadores financeiros, ao longo desse mesmo período, espera-se que novas vagas totalizem cerca de 94.400, sendo necessária mão de obra qualificada para atender ao mercado.
Visando esse mercado em expansão, alguns brasileiros têm buscado qualificação nesse setor. Como foi o caso de Renato Alves que, no Brasil, atuava na área de Educação Física e, aproveitou a oportunidade que essas boas prospecções apresentam para mudar de carreira e recomeçar no Canadá. “Sempre tive interesse em aprender sobre a área de finanças e aqui, eu fiz um DEC em Contabilidade e Gestão, em Montreal. Estou trabalhando na minha área há cerca de um ano e consegui esse trabalho numa grande empresa na indústria financeira com apenas um mês de busca”, afirma ele, que fez todo o planejamento educacional com a Hi Bonjour, e, neste momento, está aguardando a Residência Permanente.

Confira alguns dados sobre o setor:

  • De acordo com o Statistics Canada o mercado de contabilidade gerou, aproximadamente, $19.5 bilhões em receita operacional no ano de 2017, acima 4,4% do ano anterior. A província de Ontário foi responsável pela maior parcela da receita (43.2%), seguida pelo Quebec (19.1%), British Columbia (14.8%) e Alberta (13.4%).
  • O salário médio do país pode variar entre $18,63 e $56.59 a hora e depende dos requisitos e das condições do trabalho, além de variar também entre as províncias. Por exemplo, em Alberta, os salários podem variar entre $21,37 e $62,50, já em British Columbia, um contador pode receber algo entre $17,31 e $48,08. Nesse link é possível ter acesso às médias salariais do país por regiões.
  • 18% dos trabalhadores nesta ocupação são independentes.

Para qualificar os potenciais trabalhadores desse mercado, há várias opções de curso na área. Em Montreal, por exemplo, o programa de Tecnologia de Contabilidade e Gestão (DEC) treina estudantes em vários aspectos do setor, incluindo suprimentos, vendas, contabilidade, finanças, desenvolvimento de mercado, transações comerciais internacionais e supervisão de pessoal. O conhecimento desses conceitos fornece aos alunos as habilidades necessárias para participar integralmente do ciclo contábil e fornecer suporte no gerenciamento de um negócio, ou seja, dando ainda mais possibilidades aos graduados.

Já em Toronto, o programa International Accounting and Finance prepara o estudante para atuar nas áreas de Finanças, Contabilidade e Negócios a nível canadense e global. Ao fim deste programa, os graduados podem aplicar para o CPA (Chartered Professional Accountant), pois os cursos concluídos nesta graduação são reconhecidos como equivalentes aos preparatórios necessários para admissão no Programa de Educação Profissional da CPA (PEP®).

Mas, afinal, o que é CPA?

CPA (Chartered Professional Accountants) significa Contador Profissional Licenciado e CPA Canada é a organização nacional que representa e regulamenta a profissão contábil no país. Para obter essa regulamentação, os estudantes e candidatos devem ter experiência prática relevante, além da educação formal e do Exame Final. Apenas um CPA pode atuar em algumas empresas, enquanto outras, mesmo não sendo obrigatório, requerem esse tipo de profissional como funcionário, pois para obter essa regulamentação, eles passam por um processo de estudo e de exames muito intenso e longo, além de ser exigido um tempo de experiência sob a supervisão de outro CPA.

Neste site é possível obter todas as informações necessárias sobre a regulamentação dos profissionais dessa área. Alguns programas de College já incluem alguns dos cursos que são reconhecidos como parte dos requisitos para admissão profissional licenciado. Como é o caso do programa da Douglas College, em Vancouver, que satisfaz os requisitos de admissão do programa de estudos do Certificado Avançado em Contabilidade e Finanças (ACAF) do Chartered Professional Accountant (CPA) e parcialmente satisfaz os seus requisitos para admissão no Programa de Educação Profissional da CPA (PEP). Além disso, o curso é bem abrangente com aulas de contabilidade, comunicação, ciência da computação, economia, finanças e marketing. Os graduados ganham as habilidades para garantir o emprego em áreas como contabilidade financeira, contabilidade de custos e gestão financeira.

A Hi Bonjour oferece programas para profissionais de contabilidade em British Columbia, Ontário, Quebec, New Brunswick, Prince Edward Island, Manitoba e Alberta. O valor anual do programa custa em média CAD 14 mil dólares canadenses e, na maioria das vezes, já inclui o seguro saúde para estudantes internacionais, acesso ao centro esportivo da instituição e vários benefícios extras. Quer entender melhor sobre os programas oferecidos no Canadá para atuar no setor de Contabilidade e Finanças? Entra em contato com a gente: contato@hibonjour.com.br.

Fontes:
CPA Canada https://www.cpacanada.ca
Statistics Canada https://www.statcan.gc.ca
Randstad https://www.randstad.ca/job-seeker/explore-sectors/finance-and-accounting/
Employment and Social Development Canada https://www.canada.ca/en/employment-social-development.html

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp