Profissões em demanda no Canadá: Jogos e Animação 3D

Indústria em constante crescimento tem alta procura por mão de obra qualificada

A indústria dos jogos e da animação 3D é um grande e rentável negócio ao redor do mundo, tendo como plus o fato de que novas tecnologias sempre vêm acompanhadas por uma grande demanda de mão de obra qualificada. O Canadá tem se mostrado, cada vez mais, uma grande potência nesses setores, atraindo grandes estúdios, empresas e abrindo portas para novos investimentos e com isso, abrindo as portas para novos empregos. Em constante crescimento, os números e relatórios mostram que a rentabilidade e a empregabilidade da indústria são inquestionáveis.

Os profissionais têm diferentes perspectivas de trabalho, pois isso depende de onde atuam no Canadá e o papel que desempenham. Os dois mercados estão interligados em termos de números, postos de trabalho, arrecadação, tendo em vista que um animador 3D, por exemplo, pode trabalhar numa empresa de desenvolvimento de Jogos. Sendo assim, juntos formam uma grande indústria que contribui ativamente e de maneira crescente para a economia e geração de empregos do país.  Para se ter uma ideia dessa grandiosidade, em 2018, o mercado global de Animação 3D foi avaliado em US $ 13,75 bilhões e vários fatores seguem impulsionando o setor, como a crescente implementação dessa tecnologia nos mais variados setores dando aos profissionais inúmeras oportunidades de atuação. Desde filmes, jogos e aplicativos móveis 3D, como GPS e navegação, até o setor de saúde, como hospitais, laboratórios e centros de pesquisa que têm usado animação tridimensional para auxiliar no desenvolvimento de tratamentos e medicamentos, e até para procedimentos cirúrgicos.

Um relatório do Indeed Canada (site de busca de empregos) mostrou a demanda por especialistas em realidade artificial, virtual e aumentada no Canadá cresceu significativamente desde dezembro de 2015. O estudo revelou ainda que que Montreal é o lar de 41% das oportunidades de trabalho relacionadas a jogos, seguido por Vancouver, que representa 20%, e Toronto, com 13%. O Global Startup Report de 2018 também mostrou que Montreal é o centro da indústria de jogos do Canadá, abrigando quase 35% de todos os estúdios de jogos e editores do país.  

Números do setor JOGOS no Canadá 

596 estúdios ativos (21% de crescimento desde 2015) 
$77,300 é o salário anual médio de um trabalhador do setor 
23 milhões de canadenses são gamers 
21.700 estão diretamente empregados no setor (full time positions) 
83% dos empregados estão em posições intermediárias ou Sênior 

Por Província 

Quebec198 empresas10,000 funcionários (full time positions) 
Ontário171 empresas3,800 funcionários (full time positions) 
British Columbia152 empresas5,900 funcionários (full time positions) 

*Dados do último relatório da Entertainment Software Association of Canada com dados do setor até 2017. 

Salários

Animação 3D | De acordo com o governo canadense, para quem trabalha como designer gráfico ou ilustrador nesse setor, as perspectivas salariais (inicial e média) são as seguintes:  

LocalSalário inicial (por hora)Salário médio (por hora)
Canadá15,0023,50
Quebec15,5021,63
British Columbia15,8724,50
Ontário14,4225,24

Jogos | Já para quem atua como desenvolvedor de jogos, o salário (por hora) segue, aproximadamente, a tabela abaixo: 

LocalSalário inicial (por hora)Salário médio (por hora)
Canadá20,8236,06
Quebec20,0030,77
British Columbia20,0035,19
Ontário22,0038,46

*Estão listadas as principais províncias de atuação desses setores, além da média no país. Para consultar outras profissões específicas, é só clicar no link https://www.jobbank.gc.ca/home

Experiência brasileira na indústria cinematográfica 

Muitas vezes buscar uma carreira no exterior pode parecer um sonho distante ou uma aventura inimaginável, mas com planejamento e dedicação é possível. O brasileiro Nestor Costa que atua como Gerente de Projetos de Efeitos Especiais, hoje, vê sua carreira consolidada no Canadá em um mercado que está em constante expansão. Já tendo trabalhado em grandes projetos como Star Wars, Robocop, X-Men e Captain Marvel, ele buscou a realização do sonho de criança de trabalhar com cinema na grande indústria norte-americana. Ao perceber que o mercado de trabalho do Brasil não atenderia às expectativas, decidiu investir em uma carreira no exterior e após algumas idas e vindas aos Estados Unidos, a oportunidade chegou de vez mesmo no Canadá. 

Nestor Costa e família

Há 10 anos, as oportunidades dessa área estavam mais concentradas em Vancouver, mas pela facilidade do processo de imigração, ele e sua esposa optaram por Montreal, onde ele foi aceito para um curso de Bacharelado na Universidade do Quebec em parceria com o Centre NAD (Escola de Artes, Animação e Design).  “Eu, sonhador, não imaginava que a maior competição da minha vida seria provar que o imigrante brasileiro era um dos melhores da turma para provar sua competência. E quase terminando o curso, as empresas da Califórnia, de Vancouver e de Londres começaram a vir para Montreal e eu fui indicado pelos professores para meu primeiro emprego na Framestore”, conta Nestor que tem como projeto atual o filme “Mulher Maravilha 2”.  

Ele faz parte de uma indústria que explodiu nos últimos cinco anos e registrou um crescimento de 190% no Quebec. Apenas em 2017, a província gerou contratos de animação e efeitos visuais que totalizaram $ 262 milhões de dólares americanos e empregaram 3.000 pessoas. Para muita gente, mudar de carreira ou mesmo tentar uma especialização no exterior é motivo de insegurança e medo pelo futuro incerto. Por isso é tão importante pesquisar e planejar os passos a serem dados rumo à realização pessoal e profissional para realizar sonhos e ter estabilidade. Para Nestor, por exemplo, acreditar em si próprio foi fundamental. “Sempre acreditei em mim e nos meus sonhos. A vida não anda em uma linha reta, mas cada passo aqui depois da fase de adaptação anda em uma velocidade exponencial e eu não conheço ninguém que teve essas oportunidades no Brasil. Recomeçar, refazer networking e aprender línguas vêm em forma de motivação”, conclui.Se você quer fazer parte dessa indústria e quer saber mais sobre as opções de estudos e imigração entra em contato com a gente pelo e-mail contato@hibonjour.com.br.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp

Estamos chegando Brasil!

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Tudo sobre estudo,
trabalho e imigração
para o Canadá