Profissões em demanda no Canadá: Tourism and Hospitality

Um dos mercados que mais cresce no país tem alta demanda por profissionais qualificados

pushpin marking on Montreal map

O crescimento do Turismo é uma tendência global, sendo o segundo setor que mais cresce, gerando empregos e impulsionando a economia em todo o mundo. No Canadá, esse ramo segue a direção mundial e é uma parte vital da sua economia, representando, atualmente, 2% do PIB canadense e sendo responsável pela maior exportação de serviços do país. O governo trabalha em parceria com o setor para aproveitar as oportunidades e os números têm mostrado o sucesso desse investimento. Em 2016, por exemplo, visitantes internacionais geraram uma receita de $ 20 bilhões e o turismo doméstico arrecadou aproximadamente $ 72 bilhões. Além disso, essa indústria é responsável por 1 em cada 11 empregos canadenses, totalizando mais de 1,8 milhão.  

As perspectivas para o futuro seguem cada vez mais otimistas, fazendo do Canadá uma ótima opção para quem busca crescimento e estabilidade. Os gastos dos turistas e não-turistas com serviços e produtos do setor de turismo tendem a subir de quase $ 187 bilhões em 2015 para mais de $ 287 bilhões em 2035. Esse crescimento vai demandar que, aproximadamente, mais de quinhentos mil empregos sejam criados nesse período para suprir o mercado. Porém, os dados atuais sugerem que pouco mais de trezentos mil postos de trabalho seriam preenchidos com base no número de trabalhadores disponíveis, limitando assim a expansão do setor. Ou seja, nesse período, há uma chance de quase 200 mil empregos em potencial ficarem vazios por falta de mão de obra para ocupá-los.

Alguns fatos importantes sobre o setor:

– A taxa de desemprego é de apenas 4.9%. Menor do que a taxa geral do país que é de 5.8%.

– O salário médio é de $ 43,188 (Dólares Canadenses) por ano ou $ 22,15 por hora. As vagas iniciais começam em torno de $ 23.457 (Dólares Canadenses) por ano, enquanto os trabalhadores mais experientes podem chegar a $ 73.419 (Dólares Canadenses)  por ano.

– Imigrantes ou residentes não permanentes ocupam 28% dos postos de trabalho

– Em resposta à escassez de mão de obra, o governo canadense publicou uma lista de ocupações onde não há trabalhadores suficientes disponíveis. Em quase todas as províncias, há postos de trabalho ligados a Turismo & Hospitalidade a serem preenchidos.

São muitas as possibilidades de atuação, pois cinco grandes setores compõem a indústria do Turismo no Canadá, são eles: hospedagem; serviços de alimentos e bebidas; entretenimento; transporte; e serviços de viagem. São ramos distintos, mas que seguem interligados. Desses cinco, o que mais emprega é o setor de alimentos e bebidas, sendo responsável por mais de 50% dos empregos relacionados ao turismo do país. Essa variedade aumenta as oportunidades no mercado, pois, os imigrantes podem agregar uma formação anterior com um desses setores ligados a essa indústria tão promissora. Como foi o caso de Mariana Marcatto, estudante da Centennial College, em Toronto, que atuava como Nutricionista, no Brasil, e optou pelo curso de “Food and Beverage Management”. “Escolhi esse curso para complementar minha área e continuar trabalhando com alimentação que é o que gosto de fazer”, disse a estudante que começou seu curso em janeiro de 2019 e está se preparando para buscar um emprego na área.

Aliado a tudo isso, o Canadá se destaca na qualidade de Educação, o que faz com que programas de estudo nessa área tenham sido bastante procurados por estudantes internacionais que veem no mercado uma chance de crescer profissionalmente e se estabilizar no país. Atualmente, o programa de “Hospitality Management” está entre os cinco principais cursos de graduação do país e desses graduados recentemente, aproximadamente, 83% estão atuando. Apesar da grande quantidade de vagas, sempre há competição no mercado e a educação e o treinamento são fundamentais. Cursos como Hospitality & Tourism Management, na Fanshawe College, em Ontário, ou Hospitality Management, na Douglas College, em British Columbia, preparam seus alunos para o mercado de trabalho canadense, aplicando habilidades essenciais para uma carreira bem sucedida. Os alunos saem do college preparados para atuar em vários setores de Hospitalidade, incluindo acomodações, alimentos e bebidas, serviços ao visitante e de turismo.

Toronto, Canada – January 7, 2016: The skating rink at Toronto’s City Hall decorated for Christmas is a popular evening pastime after work for downtown office workers.

Já em Toronto, um dos principais destino turísticos do país, a Toronto School of Management (TSoM) oferece cursos que preparam os alunos para atuar no mercado que, no momento, emprega aproximadamente 330 mil pessoas e que, em 2017, quebrou um recorde recebendo mais de 43 milhões de turistas. Todos os cursos são inteiramente voltados para o mercado de trabalho e o cronograma é montado para facilitar o estudante a adquirir experiência profissional enquanto estuda. A instituição possui parceria com mais de 35 empresas, ajudando os estudantes na colocação no mercado e durante o programa, é possível trabalhar part time durante o curso e full time no período do break e durante o CO-OP.

Além de todos esses números positivos, trabalhar nesse ramo ainda tem inúmeras vantagens. Atuar no setor permite ao trabalhador fazer conexões com pessoas de diferentes culturas, trocar experiências, aperfeiçoar os idiomas, enquanto ajuda outras pessoas na sua vivência canadense. Esses também são alguns fatores que atraem os trabalhadores, de acordo com uma pesquisa que mostra o que eles mais gostam nos seus empregos, como também a variedade na rotina e o fato de lidar com pessoas do mundo todo. Ainda tem o dinamismo da profissão, as oportunidades de crescimento, a chance de desenvolver diversas habilidades e, claro, a facilidade de entrar no mercado de trabalho.

Tudo isso faz do setor uma das áreas mais atrativas de estudo e com alto potencial de empregabilidade. E se você quiser saber mais detalhes sobre os cursos nessa área oferecidos pela Hi Bonjour, é só entrar em contato com a gente pelo email: contato@hibonjour.com.br  ou deixar seu contato clicando aqui.

Fontes:

World Travel & Tourism Council www.wttc.org

Statistics Canada www.statcan.gc.ca

World Tourism Organization www.unwto.org

Governo do Canada

www.jobbank.gc.ca/explorecareers

www.ic.gc.ca

Nuevoo Jobs Search https://neuvoo.com/

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário