Quer ser tornar um policial canadense? Saiba o que você precisa fazer!

Mundialmente conhecida por sua eficiência, a polícia canadense é responsável pela redução nos índices de violência no país, que já eram baixos, em 30% nos últimos 10 anos. Além dos indicadores, a instituição também coleciona admiradores por sua abordagem, que tradicionalmente utiliza de força letal apenas em último caso. Como disse Rick Parent, criminologista da Simon Fraser University, em entrevista recente: “uma análise sobre dados de uso de armas de fogo pela polícia ao longo dos anos revelou que, na comparação com seus colegas americanos, os oficiais canadenses efetuaram um número bem menor de disparos.”

Esta admiração em torno das forças policiais canadenses faz com que diversas pessoas se interessem em trabalhar como um agente de segurança pública no país. Mas você sabe o que precisa fazer para ser um policial no Canadá?

Antes de prosseguirmos, é importante entender que não estamos nos referindo à Real Polícia Montada do Canadá, criada em 1920, que atua principalmente garantindo o cumprimento das leis federais. No Canadá, as forças policiais são organizadas pelos departamentos de segurança das respectivas províncias e, eventualmente, pelos órgãos municipais.

O primeiro requisito é ser cidadão ou residente permanente. A idade também é importante e pode variar de acordo com cada província ou cargo ocupado, mas geralmente é necessário ter 19 anos completos. É necessário também possuir o diploma de Ensino Médio (não é obrigatório apresentar a certificação de Ensino Superior, mas pode ser um diferencial). Quem domina mais de um idioma tem mais chances, assim como quem já realizou trabalhos voluntários ou serviços comunitários, e experiências comprovadas em cargos de supervisão ou interação com o público também são bastante apreciadas.

Entre os testes a serem feitos, são exigidos: raciocínio lógico, redação, compreensão de texto e matemática, além de uma entrevista. Os candidatos deverão, ainda, realizar cursos básicos de primeiros socorros e ressuscitação cardiopulmonar.

Como acontece em outras polícias do mundo, quem deseja fazer parte da polícia canadense não deve ter nenhuma condenação criminal ou acusações pendentes e deve estar apto fisicamente, o que é comprovado através de testes físicos. Ao final do processo seletivo, são realizados treinamentos sobre legislação e prevenção de crimes. A primeira fase do processo de aplicação costuma acontecer via internet, evoluindo para os testes posteriores à medida que cada etapa é concluída.

E você, quer ser um policial canadense? Comece o seu Plano Canadá agora! Envie um e-mail para contato@hibonjourtravel.com.br

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp