Tem medo do inverno no Canadá? Leia esse post!

O inverno canadense é considerado por muitos brasileiros o maior impedimento na hora de imigrar para o país. Com temperaturas que podem chegar a -25ºC em algumas regiões, a estação dura oficialmente quatro meses, de dezembro a março, mas as baixas temperaturas podem chegar mais cedo (novembro) e ir embora mais tarde (abril) em certas províncias do Leste: Quebec, Ontario, Saskatchewan e Manitoba estão entre as que costumam apresentar frio mais intenso. British Columbia, no entanto, é um exemplo de província onde as temperaturas não passam dos -5ºC, oferecendo uma sensação térmica mais amena.

Apesar do Canadá ser famoso pelo inverno intenso, a rotina das cidades não é afetada durante a estação, que também não implica na diminuição da qualidade de vida de quem mora no país: todos os estabelecimentos comerciais e residenciais assim como ônibus e metrô possuem sistemas de calefação eficientes e há uma preparação intensa dos governos locais para lidar com a estação mais fria do ano, mantendo ruas e estacionamentos livres da neve e garantindo a manutenção de todos os serviços à população. Até mesmo eventos abertos ao público continuam acontecendo, proporcionando experiências únicas como praticar ski, patinação e snowboarding no gelo.

 

Um fato importante a ser considerado é: quanto mais preparado você estiver para o inverno, mais tranquilo ele será para você, transformando-se em uma época proveitosa e marcante! Por isso, esteja atento ao que vestir durante os dias mais frios:

Casaco Impermeável: tão importante quanto estar agasalhado é estar protegido da chuva, sobretudo em alguns locais como Vancouver. Além disso, este tipo de casaco protege também nos dias em que a neve fica mais forte. Algumas marcas oferecem até mesmo a possibilidade de remover o forro interno, tornando a peça adaptável a cada necessidade. Experimente procurá-los também em Outlets! Prefira os casacos que tenham elástico nos punhos, que protegem de maneira mais eficaz. Pode ser um investimento alto, mas casacos bons duram anos e fazem o seu dinheiro e o seu inverno valerem a pena.

 

Roupas Térmicas: na hora de comprar, você pode escolher entre calças quentes, muito quentes e super quentes. Antes de escolher, considere as temperaturas na região onde você estiver. Uma boa opção também é o uso de leggings térmicas e meias-calças. Quanto às blusas, prefira as que sejam térmicas e de mangas curtas. Afinal, ao entrar nos ambientes durante o inverno, você vai precisar retirar o agasalho e, caso a blusa seja quente, ela pode se tornar desconfortável. Luvas térmicas são sempre bem-vindas, escolha as que têm opção touchscreen para que seja possível manusear a tela do seu smartphone. Cachecóis, protetores de orelha e de rosto podem ser de grande ajuda para as pessoas que são mais sensíveis às baixas temperaturas

Calçados: prefira sempre os impermeáveis e antiderrapantes. Tênis e botas resistentes acompanhados de meias térmicas são os mais indicados para o inverno canadense.

Se você possui carro, outro item que faz toda a diferença é o pneu de inverno, que adere mais ao asfalto, se comparado aos pneus comuns. Além disso, o seu veículo deve estar sempre limpo da neve (no Canadá é proibido o tráfego nas ruas de veículos que estejam com depósito de neve, por razões de segurança). Em casa, lembre-se de manter a garagem limpa.

 

Outros cuidados são igualmente importantes para enfrentar o inverno no Canadá: procure proteger sempre a sua garganta, ande devagar e com atenção, esteja sempre atento ao gelo nas calçadas, hidrate sempre os lábios e olhos e evite se expor ao frio intenso (-20ºC). Em dias cujas temperaturas são mais baixas, a melhor coisa a fazer é manter-se aquecido em locais fechados, uma excelente oportunidade para maratonar aquela série que você estava querendo assistir. 😉

Apesar de ser um período do ano de difícil adaptação para algumas pessoas, você certamente vai adorar passear em meio à neve nas ruas da cidade, admirar as paisagens naturais, praticar os esportes da estação e aproveitar as programações dos festivais de inverno! Cabe lembrar também que o Canadá não é só inverno. Em algumas províncias o verão se assemelha bastante ao que conhecemos no Brasil, a primavera é bastante colorida e o outono muito charmoso!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário