Profissão de TI é promissora no Canadá

A primeira pergunta antes de tudo: você sabe o que faz um profissional de TI? O setor de TI vai muito além do ‘menino que trabalha no computador’, ou o ‘nerd dos jogos eletrônicos’. A área é muito ampla, podendo ser dividida em três áreas de atuação: infraestrutura, software e banco de dados. Na primeira estão analistas de suporte e administradores de redes; na segunda, programadores e desenvolvedores; na terceira, administradores de banco de dados e especialistas em servidores.

Mas não pense que para por aí. A área de TI tem várias subdivisões incorporadas a essas, e cada uma depende da outra para operar. Dentre elas estão criação de apps para celulares e até implantação de sistema de segurança, além de muitas outras. Agora que você já sabe o que faz um profissional em Tecnologia da Informação, vamos explicar por que a imigração e oferta de trabalho nesta área é sempre tão promissora no Canadá.

Canadá – Com pouco mais de 33 milhões de habitantes, o Canadá tem se mostrado um país cada vez mais interessante para os brasileiros que almejam estudar e/ ou trabalhar no exterior. Especialmente para quem é da área de Tecnologia da Informação. Segundo a revista Canadense Macleans, a área é uma das com maior oferta de empregos no país, com a profissão de Engenheiro de Software figurando entre as quatro profissões com a maior demanda de vagas.

blog-02

O que faz? Os profissionais dessa área têm como habilidade a capacidade de desenvolver códigos. Eles passam os dias a escrever trechos de código em seus computadores para desenvolver aplicações que milhões de pessoas poderiam utilizar. Um diploma de bacharel em ciência da computação ou engenharia de software é necessária.

Por causa da necessidade desses profissionais de TI, o governo canadense vem tomando medidas para atrair técnicos, engenheiros e programadores, entre outros trabalhadores da área.  Há um esforço grande do país em estimular a entrada de profissionais estrangeiros qualificados, e o Brasil é um dos alvos, já que a fama de que o brasileiro é bem preparado profissionalmente nesta área e tem facilidade para se adaptar a outras culturas atravessa fronteiras.

Pontos positivos – Um dos principais pontos positivos para quem deseja trabalhar no Canadá é que, em boa parte das empresas que buscam um funcionário na área de tecnologia da informação, não é necessário obter credenciais canadenses para exercer a profissão. Ou seja, as suas qualificações obtidas no Brasil além do seu histórico profissional são o bastante para que você consiga uma vaga no mercado de trabalho no Canadá. Outro ponto favorável é o fato de que os cursos técnicos e superiores brasileiros são bastante parecidos com os que existem no país, o que facilita a equivalência das profissões.

Analistas e consultores de sistemas da informação, técnicos de rede de computadores, analistas de banco de dados e administração de dados, engenheiros e projetistas de softwares, programadores e desenvolvedores de mídia interativa são alguns dos profissionais mais procurados pelas empresas canadenses.

blog-01

Québec em alta- Atualmente, TI é a área profissional que mais contrata na província de Québec. São mais do que 7 mil empresas empregando cerca de 170 mil profissionais trabalhando apenas com TI. Um dado que vale d
estacar é que desses profissionais 23% são imigrantes, e a estatística tende a crescer.

Toronto –  A cidade de Toronto também é um grande universo de oportunidades para os profissionais na área de TI. Segundo o relatório anual que faz o mapeamento sobre a taxa de empregos em Toronto, a área de tecnologia está no ranking dos 5 maiores setores que mais emprega na cidade.

Para quem já é formado ou para quem quer mudar de área ao morar no Canadá, a área de TI é ideal para quem tem aptidão com desenvolvimento de sistemas e computação. A Hi Bonjour oferece cursos em todo o país e nos mais variados estilos de diploma para você que quer mudar de vida no Canadá.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp