Tire suas dúvidas sobre imigração!

Bate Papo com Marilene Quintana, consultora registrada de imigração canadense na E-Visa Immigration

 

Com a missão de fornecer serviços da mais alta qualidade em consultoria de imigração, a empresa E-Visa Immigration é nossa parceira e destaque no ramo de programas para imigrantes. Ela vai desde o aconselhamento do cliente sobre o programa mais adequado, fornecendo informações com relação à complexidade, tempo de processamento, prós e contras de cada, necessidades de documentação, possíveis resultados, até o auxilio com a preparação da documentação e fornecimento de documentos, mantendo o controle dos dead-lines e pagamentos.

Conversamos um pouco com Marilene Quintana, membro da ICCRC, órgão regulador para Consultores de Imigração do Canadá, com diploma em Immigration Consulting adquirida em Vancouver e tiramos dúvidas sobre vistos e imigração.

 

Qual a principal diferença entre o Express Entry e o Mon Projet Quebec?

O Mon Projet Quebec é um processo que abre cotas limitadas em datas específicas. A data mais recente para inscrição foi em 16/08/2016, o qual haviam 5.000 quotas. Ele também oferece pontos adicionais para filhos acompanhantes.

Já o Express Entry está aberto durante todo o ano, porém apenas candidatos com pontuações acima da pontuação de corte de cada rodada são convidados. As rodadas acontecem a cada quinze dias e em media são selecionadas de 750 a 1.500 pessoas por rodada.

Ambos levam em consideração idioma, experiência profissional, idade e formação acadêmica, no entanto, o Mon Projet Quebec tem pontos diferentes de acordo com a área de atuação.

 

Com relação a estudantes de College em províncias fora do Quebec, como funciona para quem quer aplicar através do Express Entry?

O Express Entry é um sistema de pontos onde é necessário ter uma boa pontuação para ser elegível para o programa de imigração. Os 5 critérios de seleção são: nível de inglês ou francês, nível acadêmico, idade, experiência profissional qualificada no país de origem e experiência profissional qualificada no Canadá.

Hoje, ao concluir um programa de estudos no Canadá, o estudante não recebe pontos adicionais para imigração pelo fato do curso ter sido realizado aqui, apenas pontos referentes ao nível acadêmico adquirido. No entanto, está previsto que a partir de Setembro / Outubro de 2016, ele passe a adicionar mais pontos no Express Entry.

Ao estudar em um College, seu esposo(a) sera elegível para um Open Work Permit, que o permitirá obter experiência profissional qualificada no Canadá e portanto, adquirir pontos para o Express Entry. Estudantes de instituições elegíveis que qualificarem para o PGWP – Post Graduation Work Permit, também poderão receber pontos adicionais ao obter experiência profissional qualificada no Canadá.

 

O que faz de uma pessoa um candidato ideal para o Express Entry?

Um candidato ideal deve ter um bom nível de Inglês ou francês, Graduação (pelo menos um Bacharel ou Diploma de 3 anos) e de preferência uma pós-graduação, ter entre 20 e 35 anos e, pelo menos, 3 anos de experiência profissional qualificada.

 

Que item, dentre os requisitos pedidos pelo Express Entry, você acha que é o mais importante?

O nível de inglês ou francês do candidato é o item mais importante para a aplicação, já que é o que tem maior peso na pontuação.

 

Quem está estudando em College e quer aplicar através do Express Entry, quando pode aplicar?

Na maior parte dos casos a nossa recomendação é aplicar o quanto antes possível, tão logo o aplicante esteja confiante com o nível de inglês ou francês, no entanto, cada caso é um caso. Nós sempre recomendamos uma consulta para que possamos identificar a melhor estratégia de acordo com seu perfil.

 

Existem cursos com melhores pontuações para quem está estudando College no Canadá e quer aplicar através do Express Entry?

Escolas públicas ou com fundos públicos, além de serem elegíveis para o Post-Graduation Work Permit, também qualificam para os programas de International Graduate oferecidos pelas províncias, portanto, são uma melhor opção.

 

Qual a média de tempo entre a aplicação e o recebimento do visto de residente permanente para quem aplica através do Express Entry?

O tempo estimado é de 6 a 8 meses após o Invitation to Apply.

 

Estar morando no Canadá ao aplicar faz diferença?

Estar morando no Canadá ajuda no processo, pois pode facilitar a imersão e melhora no idioma. Outra questão favorável é que pode se conseguir pontos através de outros critérios (por exemplo: Canadian Experience Class, Oferta de Trabalho, etc.)

 

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário