Tire todas as suas dúvidas sobre o Imposto de Renda do Canadá AQUI!

Entrevista com Francisco Megale Jr, contador na Megatax Accounting.

Da mesma maneira que no Brasil, nessa época do ano, estamos nos preparando para fazer a declaração de Imposto de Renda, no Canadá também temos essa obrigação. Mesmo que você seja estudante, não tenha renda fixa ou não seja ainda residente permanente, você não só pode, como deve fazer a sua declaração de imposto de renda canadense. O prazo é até o dia 30 de abril de 2018 e você deve declarar os gastos e valores obtidos no ano de 2017 (de janeiro a dezembro). O sistema é bastante simples e intuitivo, mas existem várias empresas que podem realizar esse serviço para você, incluindo brasileiros. Hoje conversamos com o Francisco Megale Jr, contador na Megatax Accounting, que veio tirar todas as dúvidas para você marinheiro de primeira viagem no tema ou que sempre teve dúvidas do sistema canadense de imposto de renda.

  • Sou estudante de College ou Universidade no Canadá e não estou trabalhando ainda. Preciso declarar o imposto de renda (Tax Return)? Precisar não precisa, mas se você pagou Tuition (que são as parcelas de pagamento do seu curso), pode ser que a escola em que você estudou te envie o formulário T2202, que é o informe de Tuitions ou education amounts pagas para uma determinada instituição de ensino certificada durante o determinado ano.
  • Posso declarar no imposto de renda a tuition e os textbooks pagos à instituição de ensino certificada? Consigo até quanto de restituição? Sim, porém somente podemos declarar as Tuitions pagas se a escola te enviar o formulário T2202. Sem este formulário, não podemos declarar. Como as Tuitions não são impostos pagos, elas não te geram restituição de imposto sozinhos. As Tuitions geram um crédito de imposto não-restituível (que não gera restituição de imposto), mas que reduzem seu imposto a pagar até zero. Com isto, se você não tiver nenhum imposto a pagar, todos os impostos que foram retidos nos seus salários, te retornarão como restituição de imposto de renda. O valor máximo de créditos de tuition que pode ser utilizado por ano é de 15% do que foi pago de tuition e textbook, no lado federal do seu tax return. Para você aplicar estes créditos de Tuition, você precisa fazer Tax Return do ano em que você pagou as Tuitions. Estes créditos poderão ser utilizados em anos futuros quando você trabalhar e tiver imposto retido sobre seus salários, aí você terá mais restituição destes impostos.
  • Eu estou estudando em uma instituição de ensino certificada, não estou trabalhando, mas o meu cônjuge está. Posso transferir o valor do meu investimento no College ou Universidade para ele abater no imposto de renda dele? Se sim, qual é o limite? Sim, você pode transferir os créditos de Tuition para seu cônjuge mas somente no ano em que a Tuition foi paga, ou seja, se você tiver créditos de Tuition de anos anteriores, você não poderá transferí-los para seu cônjuge, somente poderão ser utilizados por você. Existe um limite de transferência federal de $5,000.00 que te gera um créditos de imposto não-restituível de $750.00 (vai reduzir seu imposto a pagar federal em $750.00), e cada província tem seu limite.
  • Se não quiser declarar o valor da Tuition no imposto de renda deste ano, posso utilizar na declaração do ano seguinte? É possível acumular? Quando vale a pena fazer isto? Não pode. Os créditos de Tuition tem que ser aplicados (declarados) no tax return do ano em que foram pagas as Tuitions. Ex: se você estudou e pagou suas Tuitions em 2017, você tem que aplicar estes créditos no seu tax return de 2017.
  • Eu fiz meu College em 2017 em uma província do Canadá, mas hoje moro e trabalho em outra província. Como funciona a restituição neste caso? Não tem problema algum. Quando declaramos o imposto de renda aqui no Canadá, temos que colocar nossa província de residência em 31 de Dezembro do ano calendário para o qual você está fazendo o tax return. Assim, todos os seus créditos serão atribuídos para aquela província. Se depois, você mudar de província, estes créditos serão transferidos com você para a sua nova província de resdiência, sem perder os créditos que você ainda tem direito.

Tem mais dúvidas sobre Imposto de Renda no Canadá? Manda pra gente aqui nos comentários que vamos enviar tudo para o Francisco responder!

Francisco Megale Jr, ICIA BBA MBA
megatax.ca
1 (604) 848 5313

Skype: fmegalejr

DICA HIBONJOUR: O site https://www.brazilianservices.com/blog/calculo-do-imposto-de-renda-canadense-para-2018 te ajuda a saber, de acordo com o seu salário, em qual faixa de imposto você se enquadrará e também como é feito esse cálculo.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp