Transporte Público em Toronto

IMG_3481

Que o sistema público de transporte canadense é bem diferente do brasileiro todo mundo sabe, né? Em Toronto, existe o sistema chamado TTC ( Toronto Transit Commission) um sistema interligado que conta com metrô, streetcar e ônibus, ou seja, você pode utilizar os três com apenas um único passe. Legal, né?

Em Toronto, esse sistema interliga não só todos os pontos da cidade, como também de toda a região metropolitana, envolvendo cidades como Mississauga, Markham e Vaughan, por exemplo.

IMG_7086

Mas e aí? Como funciona?

Vamos primeiro para os transportes:

Metrô– São quatro linhas de metrô: amarela, azul, verde e roxa. E normalmente funcionam das 6am às 1h30am de segunda a sábado e das 8am às 1h30am aos domingos.

LTR-Sized Map

Streetcar– São 11 rotas e normalmente elas funcionam 24 horas por dia. Os bondinhos andam pelas principais ruas e também interligam as estações de metrô.

Toronto191

Ônibus – O funcionamento é entre 6am e 1am todos os dias, com exceção de domingo, quando começam a rodar às 9am.

TTC_1515

E como funciona esse sistema integrado? Vamos lá! Como já dissemos, em Toronto você poderá utilizar os três meios de transporte pagando apenas uma tarifa. Isso acontece porque normalmente as estações do metrô contam com terminais de ônibus, que podem te transferir tranquilamente sem ser necessário pagar mais uma passagem. Caso a estação não tenha a opção dos ônibus, a opção é utilizar o transfer, que é um bilhete fornecido sem nenhum custo adicional que te permite pegar um outro meio de transporte na região sem pagar nada a mais por isso, basta pegá-los nas máquinas de cor vermelha, para o metrô, e diretamente com o motorista, no streetcar e ônibus.

Mas e aí? Quais as formas de pagamento e as tarifas? Atualmente a tarifa em Toronto é de $ 3,25 para adultos e $ 2,00 para estudantes e idosos (mais de 65 anos). No entanto, se você usa o transporte público regulamente, existem maneiras de economizar. Crianças menores de 12 anos não pagam passagem.

Como?

Token –  Você pode comprá-lo nas máquinas localizadas nas estações. São como se fossem moedinhas,  e você consegue adquirir no mínimo três pelo valor de $ 8,70, que dá uma economia de $ 0,35 em cada bilhete, ou seja, $ 1,05 no total. Para estudantes e idosos, eles são vendidos em múltiplos de 5 por $ 9,75, ou seja, cada um sai por $ 1,95. Essas moedinhas podem ser trocadas por passagens.

str2_yy_2809_mcttoronto8

DayPass – A compra pode ser feita diretamente na estação e você poderá utilizá-lo o dia inteiro e  quantas vezes quiser! O valor é $ 12,00. Aos sábados, domingos e feriados são disponibilizados os Group/Family Day pass.

Weekly Pass – É o passe semanal. Atualmente o valor é de $ 42,25, sendo $ 33 para idosos e estudantes. Você poderá usá-lo durante toda a semana.

Monthly Pass – Este passe é válido para o mês todo, ou seja, você poderá usar quantas vezes quiser durante aquele mês e pagará um valor fixo. Hoje em dia, o cartão custa $ 129,75 para adultos e $102,75 para estudantes e idosos.

Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre o tema? Acessa o site do TCC: http://www.ttc.ca/

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário